Publicado em 23/04/2014 às 09h51 Vinhedo Cultura e lazer
Até sexta-feira, dia 25, moradores de Vinhedo e região poderão conferir diversas atividades culturais promovidas pela Prefeitura gratuitamente em diversos pontos da cidade.
Nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23, a atividade Livroeiro: Um pé de Leitura estará na Praça Santana, das 12h às 16h, para garantir uma boa leitura ao público que circular pela região central. A ideia da Prefeitura é despertar o interesse para o hábito de ler, independente da idade, onde o público poderá colher das próprias árvores da praça um livro para ser lido.
No dia 22, às 13h e 15h também tem contação de histórias no Centro Cultural da Vila João XXIII. A atividade também será desenvolvida em unidades de ensino da Rede Municipal que atendem crianças de educação infantil e dos 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Para o prefeito Jaime Cruz o hábito de ler deve ser estimulado desde a infância, para que o indivíduo compreenda naturalmente a importância disso. “Para tornar esta descoberta mais agradável a cada ano, a Semana de Incentivo à Leitura traz atividades lúdicas e prazerosas”, comentou.
Uma das atividades mais interessantes desenvolvidas na Semana de Incentivo à Leitura deste ano será a oficina para produção de livros infantis. Intitulada ‘Vamos fazer nossos livros’ a oficina irá estimular a criança a criar a sua própria história e confeccionar seu livro, gratuitamente. A atividade irá ocorrer no dia 24, das 9h às 11h, no Centro Cultural da Capela e no mesmo dia, das 13h às 15h, no Centro Cultural da região Central.
A edição 2014 da Semana de Incentivo à Leitura será encerrada na sexta-feira, dia 25, com a apresentação do espetáculo teatral ‘Catação de Histórias e Contação de Lixo’, do grupo coletivo Onírico. Serão duas apresentações, às 15h e às 20h, todas gratuitas, no Teatro Municipal.
A peça tem em seu título um trocadilho com a linguagem utilizada em sua criação, que é justamente a contação de histórias e a reutilização de materiais recicláveis no cenário, instrumentos musicais, objetos e adereços. De uma maneira lúdica e construtiva, os atores Henrique Dutra, Maria Clara Teixeira e Lis Nasser apresentam temas universais como as diferenças sociais, a diversidade religiosa e os ciclos da vida por meio de histórias da cultura oral do Brasil, Japão e Rússia, contadas com muitas cores e músicas. Mesmo destinada às crianças, a peça dialoga com todas as idades, trazendo ao conhecimento da plateia a história do lendário jogador de capoeira Besouro Mangagá; do pescador japonês Urashima Taro e de uma espécie de “Cinderela russa”, a doce Vassalisa.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Corazzari, este ano foi elaborada uma programação diversificada na Semana de Incentivo à Leitura, para atrair vinhedenses e turistas de diferentes faixas etárias, em diversos dias e horários. “São atividades de incentivo à leitura que ocorrerão em vários bairros para atrair a população em diversos horários. Temos que apoiar e incentivar as crianças e adultos a lerem, apostar em projetos de leitura, fundamentais no aprendizado de qualquer pessoa, independentemente da idade”, comentou o secretário, que prestigiou a abertura da Semana no último sábado, dia 19, na Praça Santana.
A Semana de Incentivo à Leitura é desenvolvida em abril em comemoração ao mês de aniversário de Vinhedo (celebrado no último dia 2) e também ao Dia Nacional do Livro Infantil (dia18).
Biblioteca Pública Municipal
Como forma de estimular os moradores da cidade, independentemente da idade, a adotarem o hábito da leitura em seu dia a dia, a Prefeitura de Vinhedo mantém a Biblioteca Pública Municipal como fonte de lazer. São mais de 25 mil títulos disponíveis gratuitamente à população, nas áreas de pesquisa e literatura.
“Durante a Semana de Incentivo à Leitura divulgaremos o serviço da Biblioteca Pública Municipal para aumentarmos significativamente o acesso e mostrar a importância da leitura na formação dos cidadãos”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Corazzari.
A Biblioteca Pública Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro (entrada pela Rua Jundiaí).
Para empréstimo de livros é necessário ser morador de Vinhedo e apresentar para cadastramento documento de identidade (RG) e comprovante de endereço. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade para se cadastrar.
O tempo de permanência do empréstimo do livro varia de 1 semana a 15 dias, dependendo do exemplar. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3826-3088.
	
	Semana de Incentivo à Leitura
| Data | Evento | Horário | Local | 
| Dia 22 e 23 | Livroeiro: Um pé de leitura | 12h às 16h | Praça Santana | 
| Dia 22 | Cotação de Histórias | 13h e 15h | Centro Cultural da Vila João XXIII | 
| Dia 24 | Oficina para produção de livros infantis ‘Vamos fazer nossos livros’ | 09 às 11h | Centro Cultural da Capela | 
| Dia 24 | Oficina para produção de livros infantis ‘Vamos fazer nossos livros’ | 13h às 15h | Centro Cultural Central | 
| Dia 25 | Espetáculo Teatral ‘Catação de Histórias e Contação de Lixo – Grupo Coletivo Onírico | 15h e 20h | Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus | 
Galeria de mídia desta notícia
 Cultura apresenta Halloween Concerto Especial dia 31 de outubro no Casarão
                                                    Cultura apresenta Halloween Concerto Especial dia 31 de outubro no Casarão                          
                           Grupo de Choro Vem Vindo apresenta Clássicos e Tributo a Nabor, no Casarão Pau Preto
                                                    Grupo de Choro Vem Vindo apresenta Clássicos e Tributo a Nabor, no Casarão Pau Preto                          
                           Polo Shopping recebe festival Samba Premium com Turma do Pagode e Pixote
                                                    Polo Shopping recebe festival Samba Premium com Turma do Pagode e Pixote                          
                           31º Festival de Artes de Itu começa no próximo dia 30
                                                    31º Festival de Artes de Itu começa no próximo dia 30                          
                           Festival de Dança 2025 da Secretaria de Cultura encanta o público com o espetáculo "O Ogro"
                                                    Festival de Dança 2025 da Secretaria de Cultura encanta o público com o espetáculo "O Ogro"                          
                           Sinfônica de Indaiatuba promove Encontros Internacionais neste sábado (25/10) no Ciaie
                                                    Sinfônica de Indaiatuba promove Encontros Internacionais neste sábado (25/10) no Ciaie                          
                           Choro na Praça retorna ao centro da cidade e reúne músicos e amantes da música
                                                    Choro na Praça retorna ao centro da cidade e reúne músicos e amantes da música                          
                                                                       Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
        
Clique aqui e solicite!
    
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.