Publicado em 04/10/2017 às 11h41 Valinhos Turismo
Valinhos participou pela primeira vez da 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, no Center Norte em São Paulo. A ideia é fomentar o turismo local, dando visibilidade à cidade. Na abertura do evento, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, ressaltou a importância do crescimento desta área. “O turismo hoje é respeitado porque é o grande propulsor da geração de emprego no nosso País”, discursou.
A cidade foi representada no evento, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, pela vice-prefeita, Laís Helena, e pelo diretor de Turismo, Luís Gustavo Previtali. Além da ABAV, houve ainda a 48º Encontro Comercial Braztoa, ambas uma vitrine para promoção de novos negócios, consolidação de marcas e lançamento de ações dos mais variados segmentos do turismo.
“É uma das maiores feiras de turismo da América Latina, se tornando um ponto de encontro, comercialização e comunicação de toda a cadeia produtiva do setor”, explica a vice-prefeita. Na feira estiveram presentes agentes de viagens, profissionais do turismo com representações de atrações turísticas, destinos, espaços para eventos, hotéis, meios de comunicação, agência online e outros. Cerca de 23 mil inscritos.
Valinhos ficou em um dos estandes do evento, pertencente a ANTAB (Associação Nacional do Turismo Afro-Brasileiro), aproveitando para promoção de contatos. O diretor de Turismo local se reuniu com um dos assessores do ministro do Turismo, visando estreitar relacionamento e trocar informações. “Além de buscar contatos, trocar informações e divulgar os atrativos turísticos de Valinhos, um dos objetivos de participar desta importante feira foi entender como o Ministério do Turismo e Secretaria de Turismo do Estado podem apoiar os projetos e iniciativas que buscamos para o Turismo de Valinhos”, comentou o diretor de Turismo Luis Gustavo Previtali.
Apesar do turismo ser hoje claramente uma das possibilidades para driblar a crise, a presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo ), Magda Nassar, pleiteou mais apoio. “O turismo continua sendo coadjuvante. Precisa ter mais apoio do governo, mais infraestrutura e menos corrupção”, enfatizou.
Lançamento – Na abertura da ABAV, os Correios lançaram os novos selos, Série América-Upaep, que destaca lugares turísticos. São cinco paisagens, ressaltando a água como elemento comum a todos os lugares e considerada o maior recurso natural. São eles Monte Roraima (RR), Chapada dos Veadeiros (GO), Foz do Iguaçu (PR), Maragogi (AL) e Armação dos Búzios (RJ).
Além do ministro do Turismo, estiveram presentes o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, prefeito de São Paulo, João Doria, os presidentes da Embratur, Vinicius Lummertz, da SPTuris, David Barrioni Neto, do Fornatur e secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreiras, e outras autoridades.
Circuito das Frutas - Valinhos é uma das 10 cidades que compõem o Circuito das Frutas. Seu objetivo é oferecer aos visitantes opções de passeios e atrações que exploram a vida rural, as festas tradicionais e as paisagens das cidades participantes. Atualmente, a região do circuito recebe cerca de 1,7 milhão de turistas por ano. Este ano, a Festa do Figo e Expogoiaba recebeu 120 mil pessoas em 15 dias.
O município integra o projeto com a Festa do Figo e Expogoiaba e os roteiros de Agroturismo e Ecoturismo, que também podem ser feitos durante o ano inteiro. Além de Valinhos, Circuito das Frutas é composto pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo. São municípios distantes entre 50 e 120 quilômetros da capital.
MIT – Valinhos pleiteia uma das 140 vagas ofertadas pelo Estado para se tornar Município de Interesse Turístico (MIT), com possibilidade do recebimento de verba de R$ 600 mil por ano, garantindo ainda a geração de empregos. O projeto exige um Plano Diretor de Turismo, um Inventário Turístico da cidade e o Conselho Municipal ativo, entre outras ações.
Galeria de mídia desta notícia
Departamento de Turismo faz edição especial do By Bike em Indaiatuba no dia 14 de setembro
Itu participa da 8ª edição do Conexidades em Holambra
Rafard é selecionada como uma das sedes da Jornada do Patrimônio 2025
Itu fortalece posição no turismo regional com visita técnica do programa “PRT em Ação”
Terminal Rodoviário de Indaiatuba oferece novos destinos para Paraná e Santa Catarina
Évora será a Capital Europeia da Cultura em 2027
Lisboa é duplamente premiada nos World Travel Awards 2024
Ano Novo em SP: destinos turísticos devem atrair 3,5 milhões de visitantes
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.