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Troca de postes gera transtornos e prejuízo a lojistas

Comércio no Centro ficou uma semana sem sinal de internet e linha telefônica

 Publicado em  05/06/2020 às 17h22  Indaiatuba  Cidades


Adriana B. Lourencini

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A troca de dois postes em uma via da região central de Indaiatuba acabou gerando transtornos e prejuízo para comerciantes. Por conta do serviço, lojistas ficaram sem telefone e internet por cerca de uma semana.

Este é o caso de Claudio Mozzelli, proprietário da loja que está localizada no trecho onde foi efetuada a troca dos postes. “Havia um poste na Rua Pedro Gonçalves, e outro na Rua Onze de Junho, mas, no dia 27 de maio, o pessoal da CPFL veio até aqui e trocou os dois de lugar, deixando o serviço sem terminar. Além disso, a nova localização dos postes atrapalha a visibilidade da fachada da loja”, conta ele.

Porém, o pior foi o rompimento do cabo de telefonia, que deixou Claudio e outros comerciantes sem linha telefônica e internet. “Desde o início da obra estamos sem sinal de internet, e o telefone só foi religado na quarta-feira (3), depois de muita insistência de minha parte”, revela.

Ele diz que, ainda no dia 27, chegou a ir ao escritório da CPFL, mas, o posto estava fechado por conta da quarentena. “Meus vizinhos conseguiram resolver o problema, mas, como minha loja fica na esquina, e mexeram nos dois postes, acredito que tenha sido mais complicado. Só agora, depois de uma semana, os serviços normalizaram. Porém, já tivemos muito prejuízo, porque, além do tempo fechados, ficar tantos dias sem telefone e internet, ou seja, sem vendas, é inadmissível. Nosso ramo é o de roupas com proteção solar e acessórios, e com o Dia dos Namorados, planejávamos recuperar o tempo em que ficamos parados”, lamenta Claudio.

Paralelo aos prejuízos financeiros, o comerciante chama a atenção para a situação do calçamento em frente ao estabelecimento. “É um absurdo uma loja no Centro ficar com a calçada desse jeito. Os cadeirantes nem conseguem acessar a entrada e têm receio que aconteça algum acidente”, destaca. Claudio emenda, revelando que um funcionário da operadora Vivo entrou em contato. “Ele perguntou sobre o funcionamento da linha, e garantiu que o problema seria resolvido ainda na quinta-feira (4); mas, já passa do meio-dia e a bagunça continua por aqui”, salienta o proprietário.

Retorno

O reparo na calçada em frente à loja foi feito somente nesta sexta (5). "Só agora fizeram a outra parte do serviço, mas a retirada dos fios ainda precisa ser feita", apontou Claudio.

A reportagem do Mais Expressão entrou em contato com a comunicação das empresas de energia elétrica e de telefonia. Em resposta, a assessoria da CPFL Piratininga esclareceu que realizou, no dia 27 de maio, a manutenção programada para melhoria da rede de distribuição nas ruas Pedro Gonçalves e Onze de Junho, no Centro de Indaiatuba. Durante a execução da atividade, um cabo de fibra ótica se rompeu. Por conta disso, as equipes das empresas de telecomunicação responsáveis que acompanhavam a manutenção, conforme procedimento padrão, trabalhavam para restabelecer o serviço de internet.​​

Já a operadora Vivo, também via assessoria, informou que o serviço já foi regularizado. A empresa orienta à população, em caso de problemas na rede da operadora, a entrar em contato pelo número *84 86 (móvel) e 103 15 (fixa), ou através do site: www.vivo.com.br, além dos canais oficiais no Facebook e Twitter.

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