Publicado em 22/01/2016 às 15h42 atualizado em 22/01/2016 às 15h49 - Sumaré Cidades
Representantes das secretarias municipais, do círculo empresarial e comercial da cidade, Associação Pró-Memória, IPMS (Instituto de Promoção do Menor) e outros convidados juntaram-se aos colaboradores do “É Pra Já” da Prefeitura de Sumaré para acompanhar a apresentação do balanço de atividades de 2015 do órgão municipal, incluindo a apresentação de novos projetos previstos para este ano. Foram cerca de 45 mil atendimentos ao longo de todo o ano passado.
Concebido pela prefeita Cristina Carrara nos moldes do “Poupatempo” paulista e inaugurado pela Administração Municipal em maio de 2014, o “É Pra Já” é gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Num único prédio especialmente preparado, localizado na Praça das Bandeiras, nº 650, são oferecidos
atendimentos gratuitos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), MEI (Microempreendedor Individual), MTE (Ministério do Trabalho), Sebrae Sumaré e a
unidade local do Banco do Povo Paulista.
A “prestação de contas” foi realizada no auditório do “É Pra Já” pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Tomazin, pelo superintendente de Trabalho e Emprego (e também gestor do “É Pra Já”), Fábio Guerra, e por funcionários de cada um dos cinco serviços oferecidos aos cidadãos sumareenses no local.
“O ‘É Pra Já’ foi pensado pela nossa gestão para reduzir alugueis, otimizar o uso da infraestrutura, aproveitar melhor nossos recursos humanos e,
principalmente, facilitar a vida de quem procura um emprego, da empresa que quer contratar e do autônomo que quer crescer e se desenvolver. Desde 2014 essa nossa iniciativa tem se mostrado um sucesso, ajudando muita gente a arrumar emprego e fomentando nosso setor produtivo”, destacou a prefeita Cristina Carrara.
“Quando assumimos a secretaria de Desenvolvimento Econômico, no início da atual gestão, recebemos da prefeita o desafio de apresentar soluções para aprimorar os serviços prestados na cidade. Algumas ações foram criadas de imediato e outras fomos concretizando ao longo dos últimos anos, como a inauguração do ‘É Pra Já’, que concentra cinco serviços em um único prédio, agilizando o atendimento à população que chega até aqui com pendências a resolver”, disse Gustavo Tomazin.
“Nosso foco sempre foi e continuará sendo o de acolher bem as pessoas que procuram o serviço municipal, buscando sonhos, muitos desempregados a procura de
uma colocação no mercado de trabalho. De lá pra cá, os resultados foram bastante positivos e conseguimos aumentar muitos índices que foram apresentados neste balanço. Esta já é a terceira prestação de contas que realizamos e, desta vez, refere-se aos números de todo o ano de 2015, sempre com a premissa do bom acolhimento e da excelência nos serviços prestados”, completou o secretário municipal.
Os cinco serviços do “É Pra Já” da Prefeitura de Sumaré, juntos, somaram cerca de 42,5 mil atendimentos de janeiro a dezembro de 2015, representando uma média de 3,5 mil atendimentos por mês.“O sucesso dos números que apresentamos hoje é resultado do trabalho de todos os nossos colaboradores, que hoje são 25 pessoas, e já começa na recepção do prédio, que acaba trabalhando para todos os departamentos, fazendo a triagem, o encaminhamento e agilizando o atendimento ao cidadão. Os serviços oferecidos aqui são referência na região e são procurados até por moradores de outras cidades próximas”, expressou Fábio Guerra.
“Não basta atender bem, é preciso acolher também e aqui no ‘É Pra Já’ o cidadão encontra acolhimento para a sua demanda, com orientação precisa e objetiva. Jovens, que estão a procura de uma colocação profissional, são bem direcionados desde a recepção, o que é um diferencial deste serviço municipal”, opinou o gerente administrativo e psicólogo do IPMS (Instituto de Promoção do Menor de Sumaré), Breno Freire.
NÚMEROS
• PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da Prefeitura de Sumaré é uma ferramenta para inclusão no mercado de trabalho, que tem como principais funções a intermediação de mão de obra entre o empregado e o empregador, além da requisição do seguro desemprego dos profissionais dispensados. Foram realizados 18.533 atendimentos em 2015.
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