Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!

Senador Marcos Pontes fala sobre educação e sobre a candidatura à presidência do Senado

Em entrevista exclusiva ao Mais Expressão, o senador e astronauta falou sobre o foco do seu trabalho

 Publicado em  06/02/2025 às 14h24  Indaiatuba  Cidades


Marina Amado, sen. Marcos Pontes e Cleiton Manzato, dir. comercial Mais Expressão

Marina Amado, sen. Marcos Pontes e Cleiton Manzato, dir. comercial Mais Expressão
Foto: Mais Expressão

Por Flávia Girardi

[email protected]

 

O astronauta e senador Marcos Pontes, que é destaque na capa do anuário de Educação do Grupo Mais Expressão 2024, concedeu uma entrevista exclusiva sobre sua visão para o setor educacional no Brasil. Durante a conversa, ele ressaltou a importância de ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e revisar os currículos escolares para incluir disciplinas que preparem os jovens para o mercado de trabalho e para a vida.

"Olha, o Brasil tem previsto na lei o investimento percentual em educação, mas não é só o investimento. A gente precisa ter uma melhoria de currículos. Nada contra o esporte, eu gosto muito de esporte, mas tem que ter outras coisas, como ciência e tecnologia, empreendedorismo. Educação financeira já está prevista na Base, mas é importante ressaltar isso. Trazer as crianças para terem mais acesso ao que elas vão fazer como profissionais. Então, matérias voltadas ao profissionalismo, a parte de intrapessoal e interpessoal, como se conhecer, reconhecer as próprias emoções, aquelas coisas que a gente sabe que são importantes para a vida, para o controle emocional na vida. E também interpessoal, relacionamento com as pessoas, que no final das contas vai ser uma tônica da vida toda. Eu acho que a gente pode fazer isso no Brasil. Acredito muito na educação. Eu saí da periferia graças a um curso profissionalizante", afirmou o senador.

Cursos profissionalizantes e impacto social

Pontes defendeu a ampliação dos cursos profissionalizantes, alinhados às demandas do mercado e à realidade local, como estratégia para reduzir desigualdades e oferecer novas oportunidades para os jovens.

"Se a gente conseguir colocar cursos profissionalizantes no Brasil inteiro, disponíveis para os jovens dentro das locações locais do ecossistema produtivo local, isso é bom para as empresas, é bom para tirar esses jovens da rua. Eles começam a ter mais autoestima, autoconfiança, tem um salariozinho, porque estão trabalhando já na empresa ali. Com isso, a gente os tira da rua e começa a dar um foco. Eu garanto para você que, em 10 anos, os índices de criminalidade, drogas, essas coisas todas vão reduzir", afirmou.

Candidatura à presidência do Senado

Em um momento de transição política, o senador também comentou sobre sua candidatura à presidência do Senado e os desafios que enfrentou. Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE) receberam quatro votos cada no último sábado (1) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente da Casa com 73 dos 81 votos, garantindo um novo mandato de dois anos

"Eu não fiz nada diferente daquilo que falei que ia fazer, que a população pediu para que eu fizesse. Eu estou cumprindo aquela promessa que foi feita."

Galeria de mídia desta notícia

  • Marina Amado, sen. Marcos Pontes e Cleiton Manzato, dir. comercial Mais Expressão

    Marina Amado, sen. Marcos Pontes e Cleiton Manzato, dir. comercial Mais Expressão
    Foto: Mais Expressão

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM