Publicado em 06/02/2025 às 14h24 Indaiatuba Cidades
Marina Amado, sen. Marcos Pontes e Cleiton Manzato, dir. comercial Mais Expressão
Foto: Mais Expressão
Por Flávia Girardi
O astronauta e senador Marcos Pontes, que é destaque na capa do anuário de Educação do Grupo Mais Expressão 2024, concedeu uma entrevista exclusiva sobre sua visão para o setor educacional no Brasil. Durante a conversa, ele ressaltou a importância de ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e revisar os currículos escolares para incluir disciplinas que preparem os jovens para o mercado de trabalho e para a vida.
"Olha, o Brasil tem previsto na lei o investimento percentual em educação, mas não é só o investimento. A gente precisa ter uma melhoria de currículos. Nada contra o esporte, eu gosto muito de esporte, mas tem que ter outras coisas, como ciência e tecnologia, empreendedorismo. Educação financeira já está prevista na Base, mas é importante ressaltar isso. Trazer as crianças para terem mais acesso ao que elas vão fazer como profissionais. Então, matérias voltadas ao profissionalismo, a parte de intrapessoal e interpessoal, como se conhecer, reconhecer as próprias emoções, aquelas coisas que a gente sabe que são importantes para a vida, para o controle emocional na vida. E também interpessoal, relacionamento com as pessoas, que no final das contas vai ser uma tônica da vida toda. Eu acho que a gente pode fazer isso no Brasil. Acredito muito na educação. Eu saí da periferia graças a um curso profissionalizante", afirmou o senador.
Cursos profissionalizantes e impacto social
Pontes defendeu a ampliação dos cursos profissionalizantes, alinhados às demandas do mercado e à realidade local, como estratégia para reduzir desigualdades e oferecer novas oportunidades para os jovens.
"Se a gente conseguir colocar cursos profissionalizantes no Brasil inteiro, disponíveis para os jovens dentro das locações locais do ecossistema produtivo local, isso é bom para as empresas, é bom para tirar esses jovens da rua. Eles começam a ter mais autoestima, autoconfiança, tem um salariozinho, porque estão trabalhando já na empresa ali. Com isso, a gente os tira da rua e começa a dar um foco. Eu garanto para você que, em 10 anos, os índices de criminalidade, drogas, essas coisas todas vão reduzir", afirmou.
Candidatura à presidência do Senado
Em um momento de transição política, o senador também comentou sobre sua candidatura à presidência do Senado e os desafios que enfrentou. Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE) receberam quatro votos cada no último sábado (1) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente da Casa com 73 dos 81 votos, garantindo um novo mandato de dois anos
"Eu não fiz nada diferente daquilo que falei que ia fazer, que a população pediu para que eu fizesse. Eu estou cumprindo aquela promessa que foi feita."
Galeria de mídia desta notícia
Prefeitura divulga plantões para ponto facultativo do Carnaval 2026
Escola do Jardim Morada do Sol recebe nome do professor Luiz Carlos
OAB Indaiatuba apresenta ação em prol das mulheres no Carnaval
Prefeitura de Elias Fausto anuncia reforma completa do PSF após danos
Funcionamento dos serviços públicos no feriado de Carnaval
Rafard terá interrupções de energia para manutenção da CPFL dia 26
Polo da Univesp está com inscrições abertas para o vestibular de 2026
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.