Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Sebrae-SP oferece e-book gratuito sobre como medir a satisfação dos clientes

Guia completo ensina empreendedores a coletar e analisar feedbacks para aprimorar produtos, serviços e relacionamento com o público

 Publicado em  19/02/2025 às 11h25  Estado de São Paulo  Serviços


Foto: Divulgação

Para quem tem ou pretende ter um negócio próprio, o Sebrae-SP colocou à disposição um e-book gratuito que detalha como medir a satisfação dos clientes, uma ação essencial para qualquer empresa que queira melhorar a experiência do consumidor e aumentar a fidelização do público.

A medição da satisfação é uma das ferramentas mais poderosas que um empresário pode usar para ajustar sua oferta, melhorar produtos e serviços e construir um relacionamento mais forte com seu público.

Por isso, o e-book oferece uma abordagem prática e acessível, permitindo que empreendedores de diferentes portes implementem essas estratégias de maneira simples e objetiva.

O guia aborda tópicos fundamentais como a importância de medir a satisfação, as melhores práticas para conduzir uma pesquisa eficaz, quais perguntas fazer aos clientes para obter informações valiosas e até como criar formulários impressos e eletrônicos. Além disso, traz dicas sobre a tabulação e análise de dados coletados, ajudando os empreendedores a interpretarem corretamente o feedback para tomar decisões mais assertivas e direcionadas.

De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP, Alessandra Vama, a medição da satisfação é uma etapa importante no processo de gestão de qualquer negócio. "Compreender o nível de satisfação dos clientes não só ajuda a melhorar produtos e serviços, mas também fortalece a relação com o público, criando fidelidade e confiança".

Alessandra também ressalta que muitas empresas ainda não aproveitam todo o potencial do feedback do cliente, e que o e-book oferece ferramentas práticas para mudar esse cenário. "A ideia é capacitar o empreendedor para que ele consiga realizar pesquisas e, mais importante, entender e aplicar os dados de forma estratégica."

O download do e-book "Como medir a satisfação dos seus clientes" é gratuito e está disponível aqui.

Galeria de mídia desta notícia


  • Foto: Divulgação

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM