Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!

São Paulo se prepara para receber os turistas da Copa do Mundo

SPTuris implementa diversas medidas para recepcionar os visitantes do mundial, que começa em junho na capital paulista

 Publicado em  12/03/2014 às 13h32  São Paulo  Copa do Mundo


Em 2009, São Paulo foi escolhida como uma das 12 cidades-sedes que vão abrigar os jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e, desde então, a maior metrópole do Hemisfério Sul vem se preparando com uma série de projetos para bem receber os turistas que virão para o mundial. Cursos de capacitação turística, treinamentos em outros idiomas, sinalização turística e novas Centrais de Atendimento ao Turista são alguns dos planos que estão em andamento, conduzidos pela São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos.

São esperadas para a Copa em São Paulo, segundo a Fundação Getúlio Vargas, mais de 1,2 milhão de visitas de brasileiros, além de 258 mil visitas de estrangeiros. De acordo com o presidente da SPTuris e secretário municipal para Assuntos de Turismo, Wilson Poit, a cidade já está preparada para receber esses visitantes. "Considerando que São Paulo é bastante experiente quando o assunto é a recepção de grandes eventos - a exemplo da Fórmula 1, Parada LGBT, SP Fashion Week e a Virada Cultural, entre tantos outros - estamos prontos para recepcionar esse volume extra de turistas com tranquilidade, ainda mais com todas as medidas que estamos implantando", diz. 

Além de ser palco da cerimônia e do jogo de abertura, São Paulo terá outros cinco jogos na Arena Corinthians, na zona Leste da cidade, além do Congresso da FIFA e também das FIFA Fan FestsTM, eventos que.reúnem torcedores para assistir aos jogos em um ambiente com infraestrutura completa, como telões, barracas de alimentação e palco para shows. O local escolhido foi o Vale do Anhangabaú, no Centro. 


Como o turismo de São Paulo está se preparando

Até 2011, como parte das metas para a Copa do Mundo, a SPTuris já concretizou uma série de projetos, como cursos de capacitação e de idiomas para mais de 3 mil pessoas - entre taxistas, agentes de viagem, guias de turismo e outros - e instalou mais de 700 placas de sinalização viária que indicavam cem pontos turísticos da cidade aos motoristas.

Até a data do mundial, a empresa municipal ainda vai concluir a implantação de outras medidas que irão melhorar a recepção aos turistas em São Paulo. Uma delas é a entrega de novas Centrais de Informação Turística, sendo oito móveis, para uso durante os jogos e Fan Fests, e duas fixas, sendo uma no Terminal Tietê e uma no Aeroporto de Congonhas.

Outra grande medida será a instalação de placas de sinalização, orientação e informação turística, desta vez para pedestres, bilíngues e focando principalmente nos pontos que estão na região central da cidade. O objetivo é, além de orientar, estimular a visitação, oferecendo aos turistas - e também aos paulistanos - mais opções de lazer e cultura. Ao todo, o plano prevê a sinalização de 74 atrativos por meio de três tipos de placas: a direcional, que mostrará com setas a direção dos pontos turísticos; a placa interpretativa externa de monumento, que ficará em frente aos atrativos e trará texto sobre a história do local e QRCode para mais informações; e a interpretativa de região, com o mapa da área e a localização dos pontos de interesse turístico próximos. As placas de monumento e região terão ainda dispositivo para torná-las mais inclusivas às pessoas com deficiência visual. O uso desses dispositivos está em fase de testes. A expectativa é que a instalação dessas placas comece ainda em março.

Além desses dois grandes projetos, ambos em parceria com o Ministério do Turismo, a SPTuris também está auxiliando o MTur a realizar os programas de capacitação profissional na cidade por meio do Pronatec Copa. Mais de 1.150 paulistanos que trabalham da cadeia produtiva do turismo foram matriculados e novas turmas serão formadas ainda este mês. 

A SPTuris ainda está participando de uma série de iniciativas, como o treinamento de atendentes de centrais telefônicas para a Copa, o desenvolvimento de um site oficial de turismo para o mundial, auxílio no Programa Brasil Voluntariado do Governo Federal, produção e distribuição de guias turísticos, promoção internacional da cidade em feiras de turismo fora do país, organização de press trips e um programa de sensibilização para a Copa junto aos principais profissionais de turismo da capital paulista, além de auxiliar a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no programa "Capacitação para o atendimento e a Prestação de Serviços as Pessoas com Deficiência para a Copa do Mundo e outros eventos". A proposta do curso é a difusão de práticas de atendimento direcionadas às pessoas com deficiência e otimização da acessibilidade

Galeria de mídia desta notícia

Não há fotos e vídeos disponíveis.

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM