Publicado em 11/07/2024 às 10h48 Salto Educação
Essas creches proporcionaram cerca de 580 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos
Foto: Divulgação
Em junho, o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), inaugurou quatro novas unidades do Programa Creche Escola, beneficiando as cidades de Jambeiro, Euclides da Cunha Paulista, Salto e Votorantim. Com um investimento total de R$ 12,4 milhões, essas creches proporcionaram a abertura de aproximadamente 580 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos.
A cidade de Salto foi uma das beneficiadas, recebendo uma nova unidade de educação infantil que aumentará a oferta de vagas e contribuirá para a formação das crianças. Além de Salto, Jambeiro também recebeu uma nova creche, a Creche Escola Municipal Professora Maria Aparecida Candelária de Castro e Santos, "Dona Cida", com capacidade para atender 150 crianças.
O governador em exercício, Felicio Ramuth, destacou a importância dessas inaugurações: "Educação é prioridade para o governo de São Paulo. E entregar creche é garantir sociabilização à criança no seu momento de formação das relações sociais e desenvolvimento cognitivo". Ele ressaltou ainda que proporcionar acesso à creche é fundamental para o preparo das crianças na primeira infância.
O Programa Creche Escola permite que as prefeituras recebam novas creches de duas maneiras: construídas diretamente pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) ou por meio de convênios com repasse de verbas da Seduc-SP. Todas as unidades são equipadas com salas pedagógicas, berçários, fraldário, lactário, secretaria, refeitório, banheiros e áreas de serviço, respeitando normas de segurança e acessibilidade.
Desde o início da atual gestão, em 2023, a Seduc-SP entregou 44 unidades do Programa Creche Escola, gerando 5.780 novas vagas com um investimento de R$ 94,2 milhões. Desde a implantação do programa em 2011, foram entregues 596 creches, criando 82,9 mil vagas em todo o estado.
Para viabilizar novas creches, a Seduc-SP assina termos de compromisso com os municípios interessados, priorizando localidades com maior vulnerabilidade social. A FDE é responsável pela elaboração dos projetos e pelo acompanhamento das obras.
Jean Pierre Neto, presidente da FDE, reforçou a importância da atuação do poder público desde o início da vida escolar das crianças: "Quando construímos uma creche, promovemos transformação na realidade das famílias: a criança fica em segurança e as mães e pais podem trabalhar com a tranquilidade de saber que os filhos estão sendo bem cuidados".
Galeria de mídia desta notícia
Setembro Amarelo: cuidar da vida é uma conversa para todos os dias
Prêmio Carolina Bori reconhece meninas dedicadas à pesquisa
CIEE abre inscrições para Prêmio Estagiário Inovador 2026, que terá inteligência artificial como tema
SP divulga lista de 500 alunos da primeira turma de intercambistas de 2027
Começam hoje as inscrições para vestibular das Fatecs
Rafard abre matrículas para o ano letivo de 2027
Meta Cast debate sobre limites e parcerias que fortalecem a formação
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.