Publicado em 02/10/2014 às 16h00 Salto Cidades
A partir da segunda-feira, 6 de outubro, tem início na Estância Turística de Salto, a Campanha “Outubro Rosa”, que tem por objetivo orientar sobre a prevenção do Câncer de Mama e a importância do autoexame. Até o dia 31 de outubro serão realizadas rodas de conversa nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, secretarias municipais de Educação, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Escolas Estaduais.
Na oportunidade, também serão distribuídos panfletos durante a atividade que conta com apoio da ONG (Organização Não Governamental) Mais Vida, equipe do Centro Integrado de Saúde da Mulher e Educação Permanente da Secretaria da Saúde.
Já na quarta-feira, 8 de outubro às 19h, acontece a abertura oficial da Campanha na Sala Paulo Freire. Uma palestra com médico ginecologista e mastologista, Amilcar José Ribeiro Carvalho, será ministrada na ocasião e haverá a participação da ONG Tesoura sem Ponta, que realiza um trabalho voluntário para doação de cabelo e confecção de perucas para pacientes vítimas de câncer.
As orientações sobre a doença serão apresentadas também nos dias 17 e 18 de outubro, durante o projeto “Prefeitura no Bairro” na região do São Gabriel.
No dia 25 de outubro, das 9h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma mobilização no Pavilhão das Artes. A ação contará com o apoio do São Camilo Salto, secretarias municipais de Ação Social e Cidadania (Coordenadoria da Mulher) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da ABRAPEC (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer) e das ONGS Salto Cam, Mais Vida e Tesoura sem Ponta. Neste dia, além das orientações sobre prevenção, serão feitas aferições de pressão arterial e glicemia capilar, haverá testemunho de pacientes que obtiveram sucesso na cura da doença, “apitaço”, “abraço rosa” e “chuva de rosas” no local.
Além dessas ações, a oferta de vagas para mamografias foi ampliada na rede municipal, para atendimento das pacientes que já possuem solicitação médica. Serão realizados mais de 600 exames por mês a partir desse mês. O Ministério da Saúde preconiza que as mulheres a partir de 50 anos realizem pelo menos uma mamografia anualmente. Mulheres que compõe grupos de risco devem iniciar este acompanhamento mais cedo, a partir dos 35 anos.
“Outubro Rosa”
O câncer de mama é uma doença que, apesar de grave, pode ser combatida quando descoberta nos estágios iniciais e, segundo o Ministério da Saúde, são diagnosticados mais de 50 mil casos da doença por ano no Brasil, com uma taxa de mais de 75% de cura.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de Outubro, dirigida à sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Campanha é realizada em diversos lugares do mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e todas as ações são direcionadas à conscientização da prevenção do câncer pelo diagnóstico precoce, estimulando também a participação da população, empresas e entidades, para alertar as mulheres para que façam o autoexame e, quando necessário e indicado pelo médico a mamografia, como prevenção.
Já a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e etc. surgiu posteriormente e foi uma forma prática para que o “Outubro Rosa” tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar.
Galeria de mídia desta notícia
Não há fotos e vídeos disponíveis.
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.