Publicado em 24/07/2018 às 16h18 Piracicaba Cultura e lazer
O 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba, que novamente conta com o patrocínio do Instituto Arcor Brasil, teve um número recorde de inscrições. Foram 4.800 trabalhos inscritos, entre obras em papel e esculturas, contra 4.300 em 2017. O cartaz deste ano do Salãozinho teve a assinatura de Ziraldo. A premiação será dia 16 de setembro.
Para compor o 16º Salãozinho, que será aberto ao público no dia 26 de agosto, no Engenho Central, o júri de seleção escolheu 95 trabalhos na categoria de 7 a 10 anos e 139 na categoria de 11 a 14 anos.
O 16º Salãozinho de Humor e o 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).
Este é o quinto ano consecutivo que o Instituto Arcor Brasil dá apoio ao Salãozinho de Humor de Piracicaba e Salão Internacional de Humor de Piracicaba, dois dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro.
O Salãozinho visa estimular novos talentos e a consciência crítica de alunos de escolas públicas e privadas, premiando os melhores trabalhos em papel e escultura, em duas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 16 de setembro, no palco interno do Teatro do Engenho Central, a partir de 14 horas.
O cartunista Erasmo Spadotto, diretor do Salão de Humor de Piracicaba, observa que a preparação dos alunos de escolas públicas e privadas "envolve todo um processo, com a capacitação dos professores e as conversas com as crianças, que sempre são muito produtivas e instigantes".
"Os alunos são sempre críticos e o desenho de humor é um ótimo instrumento para eles se expressarem", acrescenta Spadotto. Neste ano, com o apoio do Instituto Arcor Brasil, foi realizada a segunda edição do Curso Humor na Sala de Aula.
O Curso Materiais, Técnicas e Criatividade na Sala de Aula – Projeto Humor Gráfico e Educação, que ficou conhecido como Curso Humor na Sala de Aula, teve o propósito de capacitar professores a fazer uso de elementos do Desenho de Humor e suas características particulares em desdobramentos em sala de aulas com crianças e adolescentes.
O curso contemplou aulas práticas e teóricas relacionadas ao desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em sala de aula com a utilização das linguagens gráficas cartum, charge, caricatura e tira/história em quadrinhos. "O curso foi fundamental, os educadores têm ótimas ideias e são decisivos para estimular a criatividade dos alunos", conclui Spadotto.
Galeria de mídia desta notícia
Diego Figueiredo lança disco e apresenta show na Semana Literária de Indaiatuba, sábado (25)
Abertas as inscrições para o concurso da Corte do Carnaval
Cidade abre Edital Cultura Viva com premiação para pontos de cultura PNAB
Neste sábado tem mais uma edição da Roda de Histórias com Tati Mendes
Música, literatura e cultura marcam evento Arte na Estação no dia 25 de janeiro
Outras dicas de leitura
Setor editorial e de livros no Brasil registra crescimento expressivo de 13% entre 2023 e 2025
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.