Publicado em 18/09/2026 às 10h00 Indaiatuba Economia
1.267 reuniões impulsionaram novos negócios em Indaiatuba
Foto: Divulgação
Flávia Girardi
[email protected]
Criar conexões que possam se transformar em negócios. Foi com esse propósito que o CIESP Regional Indaiatuba realizou, no dia 10 de setembro, a Rodada de Negócios 2026, no Parque Villa dos Pinheiros. O encontro reuniu empresas âncoras e fornecedores da região em um ambiente voltado à apresentação de produtos e serviços, prospecção de clientes, networking e formação de parcerias comerciais.
Ao todo, participaram 27 empresas âncoras, 32 participantes ligados às empresas âncoras e 102 fornecedores, totalizando 134 pessoas. Durante o evento, foram realizadas 1.267 reuniões com conexões, aproximando empresários e profissionais de diferentes segmentos.
Para Julio Cesar Ferron, diretor do CIESP Indaiatuba, a iniciativa está diretamente ligada à função da entidade de estimular o ambiente de negócios para a indústria. “O evento reúne um número considerável de empresas âncoras e grandes empresas, são 34 empresas aqui e cerca de 100 prestadores de serviço ou produtos. E isso estimula muito a economia local”, afirmou.
Ferron também falou a partir da experiência como empresário. Segundo ele, sua empresa participa das rodadas desde 2020 e já encontrou, nesses encontros, fornecedores e prestadores de serviços próximos, com condições competitivas. “O volume de negócios que a gente consegue fazer na região com prestadores de serviço, fornecedores, possíveis, próximos do nosso negócio, com preços competitivos é impressionante. É muito, é muito importante, muito bom”, destacou.
Mas os resultados da rodada não se limitam à contratação direta de produtos ou serviços. A experiência da Ventiladores Bernauer S.A. mostra como uma conversa pode revelar uma necessidade e aproximar uma empresa da solução.
Diretora da Bernauer, empresa que atua há 95 anos no fornecimento de equipamentos de ventilação industrial, Alexandra Yara Rivolta Bernauer participou de uma edição anterior da rodada e encontrou ali um parceiro para uma demanda que já existia dentro da empresa. “Eu estive aqui há uns dois anos e o nosso logo era um logo antiquado. Na ocasião, um representante de uma agência de publicidade, participou da rodada e procurou a empresa. E, assim, atualizamos nossa logomarca”.
A sugestão veio justamente em um momento em que a Bernauer buscava atualizar sua identidade visual para marcar os 95 anos de trajetória. A partir daquele contato, as empresas desenvolveram o trabalho em conjunto e o logotipo foi reformulado.
Participante frequente das rodadas, a associada do Ciesp Lucimara Andriani, proprietária do Yázigi Indaiatuba, também destacou a importância da aproximação com o setor empresarial. Para ela, o tamanho do parque industrial da cidade torna a conexão ainda mais necessária.
“Indaiatuba, ela tem um parque hoje industrial absolutamente grande, e essa conexão, às vezes é muito difícil, porque a gente não consegue entrar nas empresas e divulgar a nossa prestação de serviço”, afirmou. Segundo Lucimara, a rodada cria justamente essa ponte. “Isso, para mim, acaba sendo a cereja do bolo para qualquer empresário.”
Galeria de mídia desta notícia
Brasil caminha para o pior ano de fechamento de empresas
Cacau Park e Rodeio movimentam economia e turismo na cidade de Itu
Prefeitura oferece descontos para moradores regularizarem os débitos
CIESP Indaiatuba debate desafios de RH e gestão para a indústria
Retórica eleitoral: Ciesp alerta para riscos da extinção da jornada 6x1
Ypê abre 69 vagas de emprego para fábrica em Salto
Retórica eleitoral: Ciesp alerta para riscos da extinção da jornada 6x1
Região de Indaiatuba exportou US$ 1,18 bilhão de janeiro a julho
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.