Publicado em 08/07/2026 às 16h07 Indaiatuba Cidades
Indaiatuba tem 185.666 eleitores aptos;local de votação poderá ser conferido pelo e-Título em setembro
Foto: Divulgação
Por: Flávia Girardi
Faltando 90 dias para o primeiro turno das Eleições 2026, uma série de restrições previstas na legislação eleitoral já está em vigor e passa a alterar a rotina da administração pública em todo o país. As medidas começaram a valer no último dia 4 de julho e têm como objetivo impedir o uso da máquina pública para favorecer candidatos, garantindo igualdade de condições durante a disputa eleitoral.
Entre as principais mudanças está a suspensão da publicidade institucional de órgãos públicos. A partir de agora, campanhas publicitárias de governos e repartições só poderão ser realizadas em casos de grave e urgente necessidade pública, mediante autorização da Justiça Eleitoral, ou quando se tratar de produtos e serviços que possuam concorrência no mercado. Pronunciamentos oficiais em cadeia de rádio e televisão também ficam restritos a situações excepcionais.
Outra vedação importante diz respeito às transferências voluntárias de recursos entre União, estados e municípios. A regra busca impedir que repasses sejam utilizados com finalidade eleitoral. Permanecem autorizados apenas os recursos destinados a obras e serviços já em andamento, com cronograma físico-financeiro definido, além daqueles voltados ao atendimento de situações de emergência ou calamidade pública.
A legislação também impõe limites à movimentação de pessoal na administração pública. Até a posse dos eleitos, ficam proibidas nomeações, contratações, exonerações, remoções e transferências de servidores, salvo nas exceções previstas em lei. Continuam permitidas, por exemplo, nomeações para cargos em comissão e funções de confiança, admissões em órgãos de controle, como Tribunais de Contas e Ministérios Públicos, além da posse de candidatos aprovados em concursos homologados antes de 4 de julho.
As restrições alcançam ainda a comunicação institucional dos órgãos públicos. Sites, portais e redes sociais oficiais devem retirar nomes, slogans, imagens e outros elementos que possam caracterizar promoção pessoal de autoridades ou governos que participem da disputa eleitoral.
Também está proibida a contratação de shows artísticos com recursos públicos para inaugurações de obras ou divulgação de serviços governamentais. Da mesma forma, candidatos ficam impedidos de comparecer a inaugurações de obras públicas durante o período eleitoral.
As medidas fazem parte da Lei das Eleições e buscam preservar a imparcialidade da administração pública, evitando que a estrutura governamental seja utilizada para influenciar o voto do eleitor.
CALENDÁRIO OFICIAL
Após o início das restrições aos agentes públicos, o calendário eleitoral segue com etapas importantes para partidos, candidatos e eleitores. No dia 20 de julho, começam as convenções partidárias para a escolha dos candidatos, prazo que segue até 5 de agosto. Na mesma data, será divulgado o número de eleitores por município, terá início o período para solicitação do voto em trânsito, disponível até 20 de agosto e as pesquisas eleitorais passarão a considerar todos os candidatos registrados.
O dia 15 de agosto marca o encerramento do prazo para registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Já em 16 de agosto começa oficialmente a campanha eleitoral. A partir dessa data, passam a ser permitidos comícios, caminhadas, carreatas, distribuição de material de campanha, propaganda eleitoral paga em jornais e impulsionamento de conteúdo na internet. As lives passam a ser consideradas atos oficiais de campanha e entra em vigor a proibição da divulgação de enquetes eleitorais.
Ainda em agosto, no dia 21, será divulgado o percentual de candidaturas femininas, negras e indígenas registrado pelos partidos. Em 28 de agosto, tem início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Em setembro, os eleitores poderão consultar o local de votação pelo aplicativo e-Título a partir do dia 1º. Também estão previstos a divulgação da prestação parcial de contas das campanhas (13 de setembro), o prazo para julgamento dos registros de candidatura (14 de setembro), o início das campanhas oficiais de orientação ao eleitor sobre como votar (24 de setembro) e o prazo final para registro das pesquisas eleitorais que serão divulgadas no dia da eleição (28 de setembro).
Na reta final da campanha, 1º de outubro será o último dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, dos debates e da propaganda paga em jornais. A data também marca o início da proibição da divulgação de conteúdo eleitoral gerado por inteligência artificial até 24 horas após o encerramento da votação. O primeiro turno acontece em 4 de outubro. Nos estados em que houver segundo turno, a nova campanha começa em 5 de outubro, a propaganda gratuita retorna em 9 de outubro e a votação será realizada em 25 de outubro.
Galeria de mídia desta notícia
Prefeitura firma cooperação com Iastech para fortalecer ações de inovação tecnológica
Prefeitura inicia obras de reforma e ampliação da UBS do Parque Corolla no Jardim Morada do Sol
PAT Indaiatuba promove Feirão de Emprego para rede de supermercados
Prefeitura realiza obras de interligação do Jardim Hubert com Avenida Engº Fábio Roberto Barnabé
Indaiatuba terá formação inédita em Aprendizagem Criativa e oferece apenas 30 vagas para educadores
Indaiatubana conquista título de Miss Brasil Mini 2026
Le Cirque chega ao Polo Shopping Indaiatuba com espetáculo que une tradição, magia e adrenalina
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.