Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Reforma do PSF de Cardeal inícia após conclusão de trâmites legais

Melhorias na unidade vão garantir mais segurança, conforto e qualidade à população

 Publicado em  06/07/2026 às 13h56  Elias Fausto  Cidades


Secretária de Saúde, Andreia Piassa, Deputada Valéria Bolsonaro, Prefeito Tato Bicudo e enfermeira Tuca

Secretária de Saúde, Andreia Piassa, Deputada Valéria Bolsonaro, Prefeito Tato Bicudo e enfermeira Tuca
Foto: PREFEITURA MUNICIPAL DE ELIAS FAUSTO

A Prefeitura de Elias Fausto iniciou oficialmente a reforma completa do Posto de Saúde da Família (PSF) de Cardeal. A obra marca uma importante conquista para Cardeal e representa o início da recuperação de uma das unidades de saúde mais afetadas pelo vendaval que atingiu o município em janeiro, causando danos significativos à estrutura do prédio. 
A reforma está sendo viabilizada por meio de um investimento conquistado pela Prefeitura através de emenda parlamentar da deputada estadual Valéria Bolsonaro. Na ocasião da destinação do recurso, a parlamentar esteve em Cardeal para conhecer de perto a situação da unidade após os danos provocados pelo vendaval. O investimento representa um importante avanço para o fortalecimento da saúde pública no distrito e reforça a parceria institucional em benefício da população. 
Desde os prejuízos causados pelo vendaval, a Administração Municipal trabalhou na elaboração dos projetos, levantamentos técnicos, documentação, orçamentos e demais exigências legais necessárias para viabilizar a obra. Embora o município tenha decretado situação de emergência na época, o decreto não foi reconhecido pelo Governo do Estado, o que impediu a contratação emergencial dos serviços e tornou obrigatório o cumprimento de todas as etapas legais, incluindo o processo licitatório. 
Com a conclusão dos trâmites administrativos, as obras foram iniciadas e vão contemplar uma ampla modernização da unidade. O projeto prevê pintura interna e externa, adequações na parte elétrica, substituição de forros, instalação de um novo telhado com calhas, revitalização completa da fachada, ampliação da recepção e da área de espera, além da construção de um estacionamento para pacientes e servidores, proporcionando mais conforto, organização e melhoria no fluxo de atendimento. 
O recurso será utilizado tanto para a recuperação dos danos causados pelo vendaval e pelas fortes chuvas quanto para a modernização completa do PSF, garantindo mais segurança, conforto e qualidade no atendimento aos pacientes, além de melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde. 
O prefeito Tato Bicudo destacou que a reforma sempre foi uma das prioridades da gestão e ressaltou a importância da emenda parlamentar para a concretização da obra.”Essa emenda da deputada Valéria Bolsonaro chegou em um momento fundamental. Estamos tratando essa obra com muita responsabilidade. Nosso objetivo sempre foi recuperar os danos causados pelo vendaval, mas também aproveitar esse momento para entregar um PSF mais moderno, seguro e acolhedor para a nossa população e para os profissionais que atuam no local. Hoje temos a satisfação de iniciar essa reforma tão aguardada pela comunidade”, afirmou. 
O prefeito também fez questão de agradecer aos profissionais da saúde que permanecem atendendo a população durante todo o período.”Quero agradecer especialmente aos nossos profissionais da saúde, que continuam atendendo a população com dedicação, compromisso e muita responsabilidade, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. O trabalho de cada um é fundamental para garantir a continuidade dos serviços prestados à comunidade”, ressaltou. 
A expectativa da Prefeitura é que, ao final das obras, o PSF de Cardeal ofereça uma estrutura mais moderna, acolhedora e eficiente, proporcionando melhores condições de atendimento aos pacientes e mais conforto para os servidores que atuam diariamente na unidade. A Administração Municipal reforça que o início da reforma representa mais um importante investimento na melhoria da saúde pública e na qualidade dos serviços oferecidos à população de Cardeal.

Galeria de mídia desta notícia

  • Secretária de Saúde, Andreia Piassa, Deputada Valéria Bolsonaro, Prefeito Tato Bicudo e enfermeira Tuca

    Secretária de Saúde, Andreia Piassa, Deputada Valéria Bolsonaro, Prefeito Tato Bicudo e enfermeira Tuca
    Foto: PREFEITURA MUNICIPAL DE ELIAS FAUSTO

Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!


Revista Digital

Jornal Digital

Mídias Sociais

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM