Publicado em 08/10/2021 às 11h40 Internacional Tecnologia e inovação
Denise Katahira
[email protected]
Os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar nesta segunda-feira (4) e isso causou prejuízo para alguns usuários que tem os aplicativos como forma de vender seus produtos e serviços. Com a pandemia, as empresas passaram a utilizar os canais digitais para a realização de pedidos, vendas e entregas pelo aplicativo de Whatsapp, mais especificamente o WhatsApp Business, com funcionalidades especiais e benefícios para empresas de pequeno e médio porte.
O fato foi confirmado pela empesa Facebook que gerencia os três aplicativos e disse, em nota, que a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.
Para o advogado especialista em Direito do Consumidor na Era Digital, Marco Antonio Araujo Junior, o serviço prestado pela empresa Facebook, se enquadra no conceito de serviços do Código de Defesa do Consumidor e, nessa linha, havendo falhas na prestação de serviços, a empresa poderá ser condenada a indenizar os prejuízos causados aos seus usuários, desde que devidamente comprovados.
"Há muito tempo o WhatsApp deixou de ser uma simples ferramenta de comunicação e passou a ser um serviço, com remuneração indireta, colocado no mercado de consumo. Pessoas e empresas que utilizam a plataforma como instrumento de trabalho ficaram impedidas de realizar suas atividades e podem ter tido prejuízos financeiros em razão disso. Se comprovados, o Judiciário pode condenar a empresa em indenizar os usuários", explica Araujo.
Uma das afetadas foi Carla Sampaio, 45 anos, que começou a vender doces e bolos durante a pandemia, após perder seu emprego, e tem o Whatsapp como sua principal forma de venda, uma vez que as vendas são 100% on-line. “Minhas vendas caíram muito neste dia, pois as pessoas perderam o costume de ligar”, disse.
Procon
Com a queda dos serviços pelo período de 7 horas, o Procon-SP notificou o Facebook sobre o apagão nos serviços dos aplicativos pedindo explicações sobre o que motivou a falha causando prejuízos aos usuários do Facebook, Instagram e Whatsapp.
Ainda segundo o Procon, a empresa pode ser multada caso fique constatada má prestação do serviço aos usuários e, portanto, infração ao Código de Defesa do Consumidor. A legislação prevê que as multas podem chegar a mais de dez milhões de reais - dependendo da gravidade da infração, da vantagem obtida e do porte da empresa.
"Muitos usuários tiveram prejuízos em razão da pane e consequente prestação deficiente do serviço. O consumidor que se sentiu prejudicado deve aguardar a resposta da empresa e a análise do Procon-SP, que definirá a eventual responsabilidade do Facebook", explica Fernando Capez Capez, diretor executivo do Procon-SP.
Whatsapp e o Instagram são os aplicativos mais populares entre os brasileiros
A segunda edição do Global Pre-Paid Index (GPI) da Ding aponta o Brasil como a nação que mais utiliza os aplicativos Whatsapp e Instagram e que tem alta confiança nas plataformas de mídias sociais.
De acordo com a pesquisa, o alto nível de confiança nas plataformas de rede chega a 80%, com o país ocupando a 4.ª posição em todos os mercados apurados. Em relação aos aplicativos mais populares, o WhatsApp se destaca como o aplicativo mais usado no Brasil (85%). É seguido por Instagram (76%), Facebook Messenger (65%) e Netflix (60%). A pesquisa global, conduzida em setembro pela Ding, líder mundial em serviço de recarga de celular, examinou as opiniões de 6.250 entrevistados em oito mercados: Brasil, México, Índia, Indonésia, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Alemanha e Nigéria.
Galeria de mídia desta notícia
Prefeitura de Indaiatuba lança manual digital para fornecedores acompanharem pagamentos
Prefeito recebe representantes da Yanmar para anúncio de nova fábrica no município
Itaú Unibanco alerta para aumento de golpe do exame médico
Projeto que usa jogo de realidade virtual para tratar TDAH em adolescentes é lançado em Indaiatuba
Qualifica SP prorroga oferta de cursos de tecnologia remotos e gratuitos
Francisco Del Giudice defende o valor do humano na era da inteligência artificial
A indústria de todos nós
Fiscalização e exigências do mercado impulsionam nova onda de adequação à LGPD
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.