Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Protagonismo do aluno na educação: os desafios e potencialidades no aprendizado

Cultura maker e o aprendizado baseado em problemas são ferramentas essenciais nos tempos atuais

 Publicado em  13/09/2024 às 14h01  Indaiatuba  Educação


Parceria entre professor e aluno deve se transformar em uma parceria colaborativa na sala de aula

Parceria entre professor e aluno deve se transformar em uma parceria colaborativa na sala de aula
Foto: Freepik

Há décadas, a tecnologia vem influenciando nas relações da sociedade com ela mesma e com o mundo, e na educação não seria diferente. Com o advento dos celulares e computadores, tornou-se cada vez mais desafiador atender às expectativas das novas gerações com relação ao aprendizado, afinal, a resposta para quase tudo, muitas vezes, está literalmente na palma da mão.

Nesse contexto, surge o conceito de "aluno protagonista", onde o estudante assume um papel ativo e central no processo de aprendizagem. Se antes ele era visto como receptor passivo de conhecimento, hoje ele é incentivado a ser parte ativa das aulas, pesquisando, debatendo, criando e agregando valor.

A relação entre professor e aluno se transforma em uma parceria colaborativa, na qual ambos trocam saberes e constroem conhecimento juntos.

O uso de metodologias ativas como o STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), a cultura maker e o aprendizado baseado em problemas são ferramentas essenciais para fomentar esse protagonismo. Nessas abordagens, os alunos são desafiados a buscar, de forma coletiva e autônoma, soluções para questões propostas, desenvolvendo habilidades como criatividade, colaboração e pensamento crítico.

O papel do professor, por sua vez, muda para o de mediador, alguém que instiga a curiosidade, propõe desafios e conduz o processo de aprendizagem, mas sem entregar as respostas prontas.

 

Dinâmica

Além da mudança na dinâmica entre aluno e professor, o espaço físico onde ocorre a aprendizagem também pode ter grande influência no processo. Ambientes como espaços maker, salas de aula invertidas, laboratórios e até mesmo atividades ao ar livre e propostas de aulas gamificadas são fundamentais para estimular a investigação e a autonomia dos alunos, criando condições para que eles explorem, criem e aprendam de maneira significativa.

Quer saber mais sobre o universo da educação e cultura maker? Acesse o blog da Amado Maker e fique por dentro de tudo. Visite www.amadomaker.com.br e clique em BLOG.

Galeria de mídia desta notícia

  • Parceria entre professor e aluno deve se transformar em uma parceria colaborativa na sala de aula

    Parceria entre professor e aluno deve se transformar em uma parceria colaborativa na sala de aula
    Foto: Freepik

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM