Publicado em 19/02/2024 às 16h45 Itu Saúde
Foto: Prefeitura de Itu
As campanhas de Multivacinação (acerto de Carteirinha de Vacinação para crianças e adolescentes de zero a 14 anos), contra Covid (inclusive com aplicação da segunda dose da Pfizer Bivalente em idosos acima de 60 anos e em imunossuprimidos a partir de 12 anos, que tenham recebido a última dose há pelo menos seis meses) e Gripe (Influenza) prosseguem na cidade. De segunda a sexta-feira, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Altos da Vila Nova) funcionam até às 19h. No sábado (24/02), a vacinação será realizada das 8h às 14h, nas UBS 01 (Jardim Convenção), 02 (Jardim União), 05 (Altos da Vila Nova), 08 (Centro) e 10 (Vila Tonica).
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido à quantidade limitada de doses da vacina Pfizer pediátrica enviadas pelo Ministério da Saúde, esse imunizante estará disponível somente nas UBS 02 e 05 e enquanto durarem os estoques, nas mesmas datas e horários indicados.
Podem receber a vacina contra a Gripe (Influenza) todas as pessoas não vacinadas a partir de seis meses de idade, dependendo do estoque existente da vacina e da estratégia definida pela Secretaria de Estado de Saúde. Em relação ao acerto de Carteirinha, o interessado deve procurar a UBS de referência com o referido documento em mãos para que o profissional de Saúde verifique o documento e administre a vacina que, porventura, estiver em falta.
Para as pessoas que forem receber a dose de reforço com a vacina Covid 19 Pfizer bivalente, a recomendação é ter recebido duas doses monovalentes prévias, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra a Covid monovalente recebida. Estão contempladas pelo Ministério da Saúde para a vacinação de reforço com a vacina Covid 19 Pfizer bivalente: pessoas com 18 anos ou mais, gestantes e puérperas, pessoas entre 12 e 59 anos com comorbidades, pessoas imunocomprometidas ou com deficiência permanente a partir de 12 anos.
O Ministério da Saúde classifica como pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão as transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea; as que vivem com HIV; as que fazem uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de Prednisona ou equivalente por um período ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores; as com imunodeficiência primária; as com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e as pessoas com neoplasia hematológicas. Para essas pessoas se faz necessária, no ato da vacinação, a apresentação de laudo ou prescrição médica que ateste a condição.
As comorbidades para a imunização com a vacina bivalente, de acordo com o Ministério da Saúde, são: Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Diabetes mellitus, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Doença hepática crônica, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Miocardiopatias e Pericardiopatias, Obesidade mórbida, Pneumopatias crônicas graves, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Síndromes coronarianas, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas, Valvopatias.
A Secretaria de Saúde de Itu informa que a vacinação dos grupos prioritários elencados será feita, seguindo determinações do Ministério da Saúde, por fases e de maneira escalonada, sempre de acordo com o quantitativo de vacinas disponibilizado pelo referido órgão federal. Os demais grupos contemplados serão divulgados oportunamente pela Prefeitura de Itu.
Vacinação contra Covid para os demais grupos
Nos mesmos locais, datas e horários, prossegue a vacinação contra a Covid para os demais grupos, conforme a seguinte relação:
Cronograma da 1ª Dose e 2ª Dose
– Crianças de 06 meses a 11 anos de idade (11 anos, 11 meses e 29 dias)
– Adolescentes de 12 a 17 anos de idade
– Adultos com mais de 18 anos
Cronograma Doses de Reforço (para as pessoas que iniciaram o esquema vacinal com imunizantes da Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca).
Terceira dose de reforço:
– Pessoas com alto grau de imunossupressão com 18 anos ou mais, com pelo menos 4 meses da segunda dose de reforço
Segunda dose de reforço:
– Pessoas com 18 anos ou mais de idade que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses
– Adolescentes com imunossupressão com 12 a 17 anos de idade (inclusive gestantes e puérperas) que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses
Primeira dose de reforço:
– Crianças entre 5 e 11 anos de idade, desde que já estejam imunizadas com as duas primeiras doses (D1 e D2)
– Adolescentes de 12 a 17 anos de idade após 4 meses da última dose do esquema vacinal com pelo menos 4 meses após a última dose do esquema vacinal
– Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 4 meses
Cronograma Doses de Reforço
(para pessoas que iniciaram esquema vacinal com imunizante da Janssen)
Quarta dose de reforço:
– Pessoas com 18 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão que tomaram a terceira dose de reforço há pelo menos 4 meses
Terceira dose de reforço:
– Pessoas com 18 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão que tomaram a segunda dose de reforço há pelo menos 4 meses
Segunda dose de reforço:
– Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses
Primeira dose de reforço:
– Pessoas com 18 anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal com Janssen há pelo menos 2 meses.
Galeria de mídia desta notícia
Dor neuropática em pacientes oncológicos desafia médicos do país
Campanha de vacinação contra gripe e febre amarela segue no Pirapitingui
Como lidar com as mudanças iniciais diante do diagnóstico de câncer?
Reposição hormonal na menopausa abre debate sobre uso indiscriminado de testosterona
Prefeitura de Indaiatuba lança plataforma Minha Hipertensão em Summit Regional de Saúde
Maio Amarelo reforça a importância do diagnóstico médico precoce nas alopecias
Quimioterapia: cuidado e segurança no descarte correto do medicamento
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.