Publicado em 24/01/2026 às 20h00 Indaiatuba Educação
Foto: Divulgação
Por: Flávia Girardi
Três estudantes de Indaiatuba estão entre os selecionados para participar do Programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece intercâmbio internacional gratuito a alunos da rede estadual de ensino. Os jovens embarcaram para a Austrália, integrando um grupo de 99 estudantes que iniciarão uma jornada de três meses de estudos e imersão cultural no país da Oceania.
Os intercambistas terão como destino cidades australianas como Adelaide, Brisbane, Perth, Burnie, Devonport e Hobart, onde frequentarão escolas locais e vivenciarão o cotidiano de uma nova cultura.
Coordenado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), o Prontos pro Mundo tem como principal objetivo ampliar horizontes acadêmicos, culturais e pessoais dos estudantes da rede pública, oferecendo oportunidades que impactam diretamente o projeto de vida dos jovens.
O programa é integralmente custeado pelo Estado, sem qualquer ônus para os alunos ou suas famílias. Estão incluídos no pacote itens como passaporte, visto, passagens aéreas, hospedagem, traslados, aulas no exterior e uma bolsa-auxílio mensal destinada a despesas pessoais durante a estadia fora do país.
Para participar do programa, os alunos passam por um rigoroso processo de seleção, que leva em conta o desempenho acadêmico, as notas no boletim escolar, os resultados no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), a frequência nas aulas regulares e no curso de inglês, além da aprovação em uma prova de proficiência no idioma.
Emoção no embarque
Entre os alunos selecionados está Rayane Almeida da Rocha, de 15 anos, estudante da Escola Estadual Professora Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, em Indaiatuba. O embarque foi acompanhado de perto pelo pai, Rogério Antônio da Rocha, que descreveu o momento como um dos mais marcantes da vida da família. “Foi algo maravilhoso, uma experiência incrível. Ver não só a Rayane, mas tantos jovens embarcando, é algo muito emocionante. Foi tudo muito bem organizado, com apoio das equipes responsáveis e a sensação que fica é de orgulho”, relatou.
Rogério destacou ainda a intensidade das emoções vividas pelas famílias no momento da despedida. “Não tem como não se emocionar. Pais, mães, avós… eu vi muitos avós chorando. É ansiedade, é saudade, mas também é alegria. Eles estão começando a vida e já tendo uma experiência internacional. Isso é algo fantástico”, afirmou.
Segundo ele, apesar do nervosismo natural do início da viagem, a confiança no processo e no potencial dos jovens prevalece. “Tudo é novidade, tudo é mágico. A ansiedade é forte no começo, mas depois do embarque as coisas vão se acalmando. Eles sabem que estão indo viver algo único, que vai marcar a vida deles para sempre”, disse.
Galeria de mídia desta notícia
Dia Internacional da Mulher destaca o papel feminino na sociedade atual
Colapso ambiental, biomimética e educação: um alerta para urgência de mudar o modo de vida
Emancipa Indaiatuba inicia cursinho popular com debate sobre desigualdade social e acesso à universidade
Educação de Monte Mor recebe projeto de tecnologia e inovação
Fiec está com inscrições abertas para vagas remanescentes do Vestibulinho e Vestibular 2026
Educação Maker e Tecnologia como caminhos para inclusão nas salas
Prefeitura inaugura Creche localizada no Jardim Laguna na próxima sexta-feira (27/02)
Educação prorroga inscrições do Programa de Incentivo ao Ensino Técnico e Superior
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.