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Projeto educacional de Vinhedo está entre os selecionados no Programa Talentos da Educação

Cidade é a única da RMC que foi selecionada

 Publicado em  19/06/2013 às 15h07  Vinhedo  Educação


Intitulada como Novo Tempo, ação é focada no combate à defasagem escolar e tem contribuído para que alunos recuperem o tempo perdido e avancem de forma sólida em sua formação escolar

O projeto educacional Novo tempo, da Prefeitura de Vinhedo, foi indicado entre os 12 finalistas do Programa Talentos da Educação, da Fundação Lemann. A iniciativa – que apoia a liderança e o desenvolvimento de projetos inovadores enfocados na melhoria da aprendizagem dos alunos – avalia e reconhece projetos de alto impacto nas secretarias municipais de educação de todo o Brasil.

De acordo com a Fundação Lemann, as cidades têm seus projetos selecionados como finalistas dentro do programa após uma análise criteriosa feita pela organização. Vinhedo é o único município da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que está entre os 12 selecionados. “É com grande satisfação que recebemos essa boa nova e que em tanto reconhece uma importante ação educacional que nasceu na Rede Municipal de Ensino e que foi muito bem estruturada por profissionais da Prefeitura. E esse projeto em muito tem ajudado estudantes em situação de defasagem escolar a progredirem de forma sólida em sua formação”, destacou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.

O Novo tempo é focado na recuperação do conhecimento e da autoestima de estudantes em situação de defasagem escolar, oferecendo aos educandos a oportunidade de avançarem em seus estudos a partir do acompanhamento mais individualizado e feito em turmas especiais. É destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental II e foi iniciado em 2012, atendendo nesse ano 21 estudantes com idade entre 12 e 16 anos com aulas no período da tarde na Escola Municipal (EM) Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, no bairro Capela.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, explicou que o projeto foi estruturado na Secretaria Municipal de Educação por três educadoras de carreira e com vasta experiência no setor educacional, as professoras Marilene Pisoni Mayr, Gláucia Amaral e Nádia Morgante. “A partir de uma proposta curricular e trabalhando com grupos reduzidos de alunos, estruturaram um projeto muito arrojado para atender diretamente a demanda que estava estagnada no início do ensino fundamental II e fora do ano de estudo indicado à idade. Com ele, passamos a oferecer uma nova oportunidade para os alunos resgatarem o conteúdo defasado e sua autoestima pessoal”, comentou.  

Como foi estruturado

De acordo com as professoras que lideram a iniciativa em Vinhedo, pela Prefeitura, no projeto Novo tempo a grade curricular foi readequada para dar ênfase aos conteúdos de língua portuguesa e matemática, já que a defasagem basicamente perpassa essas duas disciplinas. “Além da readequação do conteúdo, o número de professores também foi reduzido às classes para favorecer o vínculo entre o estudante e o educador, o que propiciou um acompanhamento mais individualizado dos alunos dentro de uma turma especial, com estudantes na mesma situação e idade semelhante”, disse Marilene.

O Novo tempo tem grade curricular baseada em três módulos de aprendizagem: português e inglês, matemática e ciências e história e geografia. O planejamento didático ainda contempla, além do desenvolvimento das abordagens programáticas individualizadas, outras atividades didáticas em duplas e em trios, que enfocam diferentes questões de aprendizagem e que aprimoram o processo de alfabetização e a compreensão do conteúdo pelo aluno participante.

Outro ponto positivo e que tem proporcionado sucesso ao projeto em andamento foi a estruturação de um trabalho específico para reconstruir a autoestima dos alunos participantes, que passaram a ser acompanhados pela equipe de psicologia escolar da Rede. “Em encontros semanais, os estudantes passaram a tratar de questões pontuais de relacionamento e de autoconhecimento, para que possam recuperar e fortalecer sua autoestima para avançarem nos estudos. E esse resgate tem sido efetivo, pois os alunos têm correspondido positivamente”, indicou a professora Nádia Morgante.

Com o fim do ano letivo, os estudantes incluídos no Novo tempo participam de avaliações que mostram se já têm rendimento suficiente para seguirem ao 7º ano do ensino fundamental II. Todos os alunos ainda podem fazer uma nova prova de nivelamento, que determinará quais estão aptos para avançarem do 7º ao 8º ano do ensino fundamental II. Os exames são aplicados pelos professores que os acompanharam no decorrer do ano.

O programa

A Fundação Lemann não tem fins lucrativos e foi criada em 2002 para contribuir à melhora da qualidade do aprendizado de alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores.  Promove o programa Talentos da Educação para fomentar e estruturar em âmbito municipal boas ideias para melhorar a aprendizagem, promovendo a sustentabilidade de ações. Além de Vinhedo, foram selecionados projetos dos municípios de Abaiara (CE), Atibaia (SP), Botucatu (SP), Colombo (PR), Limeira (SP), Londrina (PR), Morrinhos (CE), Potim (SP), Recife (PE), Sobral (CE) e Sorocaba (SP).

Em 18 e 19 de julho, as três educadoras de Vinhedo irão a São Paulo para participar de atividades presenciais e de orientação para desenvolvimento do projeto, já que a partir da seleção as cidades passam a receber assessoria técnica da Fundação. Esse trabalho de acompanhamento é gratuito.

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