Publicado em 15/08/2024 às 10h04 Indaiatuba Variedades
Foto: Divulgação
DA REDAÇÃO
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Nos dias 20, 21 e 23 de agosto, três escolas de Indaiatuba receberão o espetáculo Cócegas no Coração, voltado para adolescentes e jovens que integra o projeto Cócegas no Coração: Relações Mais Afetivas no Ambiente Escolar. A programação inclui também oito oficinas práticas para estudantes e professores, abordando temas essenciais para a adolescência, como autoestima, motivação, bullying, preconceito, acolhimento e aceitação, além de introduzir conceitos de comunicação não violenta.
Esta é a primeira vez que o projeto percorre o Estado de São Paulo, com objetivo de beneficiar pelo menos 800 pessoas da comunidade escolar. Em Indaiatuba, será realizado no dia 20 de agosto na E. E. Profª Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, no dia 21 na E. E. Antônio de Pádua Prado Professor, e no dia 23 na E. E. Maria Bernadete Amgarten Peres. O projeto passa também por Campinas, dia 22 de agosto, na escola E. E. Prof. Dr. Paul Eugene Charbonneau.
Cócegas no Coração: Relações Mais Afetivas no Ambiente Escolar acontece em três etapas. A primeira consiste em um espetáculo teatral que aborda questões relacionadas à adolescência no ambiente escolar. Após a apresentação, os alunos são convidados, através de uma oficina, a explorarem ferramentas que promovem uma comunicação e interação mais eficazes com seu meio.
Paralelamente, os educadores participam de uma oficina onde trabalham os temas abordados no espetáculo, com o objetivo de acolher tanto as demandas dos alunos quanto as suas próprias.
“Por meio do teatro e das oficinas, pretendemos mostrar como as ferramentas da comunicação não violenta podem transformar o ambiente e o futuro de quem as pratica. Isso pode ajudar os estudantes a entenderem seus espaços na sociedade e a construírem relacionamentos saudáveis em toda a comunidade escolar”, destaca o idealizador do projeto, Caciano Kuffel, ao lado de Fernando Bins.
O espetáculo se passa em um universo paralelo em 1541, onde uma turma de alunos com dificuldades de aprendizado desafia todos os métodos educacionais. Após inúmeras tentativas fracassadas de solucionar o problema, o diretor da escola tem uma ideia brilhante: dois professores completamente diferentes devem ensinar juntos.
Na manhã seguinte, um artista e um cientista entram na sala de aula, unindo suas habilidades para transformar a educação dos alunos, mostrando que, às vezes, as soluções mais eficazes são aquelas que desafiam as expectativas e rompem com as tradições.
O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet - PRONAC: 234126). A coordenação geral e produção executiva são da Amora Produções Culturais e a realização do Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal, com patrocínio da empresa John Deere.
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