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Procon Sorocaba realiza mais de 26 mil atendimentos em 2017

O ano de 2017 foi marcado por importantes avanços na defesa dos consumidores de Sorocaba

 Publicado em  30/01/2018 às 09h12  Sorocaba  Cidades


Procon Sorocaba

Procon Sorocaba
Foto: Divulgação

O ano de 2017 foi marcado por importantes avanços na defesa dos consumidores de Sorocaba, graças às atividades e ações do Procon Sorocaba, órgão vinculado ao Gabinete Central da Prefeitura.  Somente em 2017, foram realizados um total de 26.368 atendimentos ao consumidor sendo eles: consultas, orientações, cálculos, denúncias, reclamações, e até mesmo de encaminhamentos a outros órgãos quando não se trata de relação de consumo.

Os serviços privados de TV a cabo, escolas, prestadores de serviços e outros, lideram as reclamações com 11.439 atendimentos, em seguida estão assuntos financeiros de bancos, cartões de crédito e outros, com 5.164 reclamações, na sequência estão os atendimentos da não entrega de compras e também relacionados a garantia, com 4.304 atendimentos. Já os Serviços Essenciais, que competem a telefonia fixa, celular e outros, totalizou 3.572 reclamações. Os Planos de Saúde e coberturas contabilizaram 709 reclamações, Já a habitação que se refere as construtoras e loteadoras, tiveram 672 atendimentos.

De acordo com o superintendente do órgão, Laerte Molleta, os problemas mais comuns foram relativos à cobrança indevida, com 4053 atendimentos, os problemas com garantia chegaram a 1832 reclamações e descumprimento de contrato foi de 1766.

Molleta destaca também outros dois pontos importantes no atendimento à população, um deles é o uso maior da plataforma digital consumidor.gov.br, onde o cidadão pode registrar sua reclamação sem sair de casa ou até mesmo pelo celular, com a segurança de reclamar por meio um canal oficial criado pelo Ministério da Justiça e monitorado pelo Procon. Por este canal, são registradas aproximadamente 600 reclamações por mês. Outra ação que ampliou o atendimento foram as inaugurações de três novos postos de atendimento no ano de 2017, são eles: Casa do Cidadão Paço; Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias e Casa do Cidadão do Ipiranga. Além da expansão das unidades, houve a expansão do horário de atendimento do PROCON, que passou a ser das 08h às 17h na unidade sede. Das 08h30m às 16h30m na unidade Paço, e das 09h às 17h nas demais unidades.

O Procon Sorocaba conta com 07 unidades de atendimento distribuídas pelo município, sendo elas: Unidade Sede à Rua Nogueira Martins – 513 – Centro, Casa do Cidadão da Itavuvu, Casa do Cidadão da Ipanema, Casa do Cidadão do Ipiranga, Casa do Cidadão do Paço Municipal, Casa do Cidadão da Nogueira Padilha e Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias (sextas feiras).

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