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Procon Indaiatuba divulga relatório das 12 empresas com mais reclamações no município em 2024

Claro, Telefônica e CPFL lideram ranking com a soma de 207 reclamações registradas

 Publicado em  13/01/2025 às 10h15  Indaiatuba  Cidades


Procon realizou 5.651 atendimentos em 2024 e 667 audiências entre empresas e consumidores reclamantes

Procon realizou 5.651 atendimentos em 2024 e 667 audiências entre empresas e consumidores reclamantes
Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI

O Procon Indaiatuba divulgou o Relatório Anual com as 12 empresas com mais registros de reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor em 2024. Juntas, as 12 empresas receberam 409 reclamações de consumidores do município. A Claro S/A lidera o ranking com 76 reclamações, sendo 57 delas já atendidas. A telefônica S/A e a CPFL ocupam a segunda e a terceira colocações, com 69 e 62 reclamações respectivamente.

Na lista das empresas mais reclamadas ainda estão a Bradescard, Banco Itaú, Banco Bradesco, Via Varej0o, Aspecir União Seguradora, Mercado Livre, Comgás, Banco BMG e Banco Mercantil.

Em 2024 o Procon realizou 5.651 atendimentos, incluindo 16 atos fiscalizatórios em estabelecimentos comerciais. O órgão também promoveu 667 audiências, das quais 385 foram concluídas com acordo entre as partes.

O Procon é um órgão de defesa do consumidor ligado à Secretaria Estadual de Justiça, e tem como principal objetivo intermediar a solução de problemas no relacionamento entre empresas e clientes, fazendo valer o direito do consumidor. Quando a reclamação é registrada pelo munícipe, o Procon notifica a empresa e pede esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas.

Para dúvidas ou mais informações o telefone do Procon Indaiatuba é (19) 3816-9254. O consumidor também pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou presencialmente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira no Ponto Cidadão, localizado na rua Vinte e Quatro de Maio, 1670.

Confira o relatório completo das 12 empresas campeãs de reclamações:

Empresa

Atendidas

Não atendidas

 Em andamento

Total

1

CLARO S/A

57

10

9

76

2

TELEFÔNICA S/A

48

14

7

69

3

CPFL

41

18

3

62

4

BRADESCARD S/A

18

7

4

29

5

BANCO ITAÚ

10

12

5

27

6

BANCO BRADESCO

11

10

4

25

7

VIA VAREJO S/A

17

3

2

22

8

ASPECIR UNIÃO SEGURADORA

14

2

5

21

9

MERCADO LIVRE

13

6

1

20

10

COMGÁS

16

2

2

20

11

BANCO BMG S/A

7

6

6

19

12

BANCO MERCANTIL S/A

10

7

2

19

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    Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI

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