Publicado em 26/01/2016 às 12h30 Sumaré Cidades
O Procon (órgão de defesa do consumidor) de Sumaré, vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência da Prefeitura, informa que, em 2015, foram registradas 4.548 reclamações feitas por consumidores da cidade.
Os assuntos mais reclamados referem-se a problemas com telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, cartão de crédito, bancos comerciais e compras em geral.
Das 4.548 reclamações, foram realizadas 667 audiências de conciliação, que são realizadas na presença das partes envolvidas no problema reclamado. Além destas audiências, o órgão municipal realiza, diariamente, atendimentos e orientações.
Quando recebe alguma reclamação, o Procon envia uma Carta de Informação Preliminar (CIP) à empresa reclamada, que, após o recebimento, tem 10 dias corridos para se manifestar.
Em caso de respostas negativas ou na ausência de resposta dentro deste prazo, é agendada uma audiência de
conciliação. Ela tem o objetivo de realizar acordos que satisfaçam as perspectivas do reclamante.
O Procon de Sumaré é conveniado à Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
Novidade
Em breve, a unidade de Sumaré passará a utilizar o novo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). A nova ferramenta, que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento à população no Procon, auxilia na gestão das informações.
Para por em prática o Sindec, seis funcionários do Procon de Sumaré passaram recentemente por treinamento de 8 horas oferecido pela Fundação.
Para a gerente do Procon de Sumaré, Andrea Uchoa, “a vantagem do novo sistema é o acesso a um cadastro nacional, junto a Procons cadastrados”. “Assim, há integração de todas as reclamações via CIP (Carta de Informação Preliminar), viabilizando estatísticas de empresas a nível nacional”, comentou.
O Sindec é do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça.
Com seus diversos tipos de procedimento, o Sindec procura dar alternativas e ferramentas aos órgãos de defesa do consumidor para
gestão de seus atendimentos e para implementação da política de enfrentamento dos problemas manifestados pelas demandas individuais de consumidores.
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