Publicado em 28/09/2017 às 11h25 Hortolândia Cidades
O prefeito Angelo Perugini retomou as obras da Ponte Estaiada. Na manhã desta quarta-feira (27/09), o prefeito acompanhou o início dos trabalhos de construção da cabeceira da ponte, estrutura que possibilitará o acesso de veículos pelo Jd. Santa Rita de Cássia. Este é o serviço que cabe à Prefeitura entre as ações necessárias para colocar a estrutura para funcionar. A obra consiste em uma rampa, de cerca de 84 metros, desde a rua José João da Silva, no Jd. Santa Rita de Cássia, até o início da ponte. O serviço está orçado em R$ 2.875.116,33 e deve ser executado em seis meses.
A empresa responsável pela construção da cabeceira da ponte é a ERP, empreiteira que venceu o processo licitatório, realizado pela Prefeitura de Hortolândia para contratação das obras. De acordo com a Secretaria de Obras, além da rampa de acesso, a estrutura terá, nas laterais, ciclovia e calçamento para travessia de pedestres.
A Ponte Estaiada tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. A estrutura está localizada entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo. O projeto para construção da estrutura teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. A obra é uma contrapartida do município à implantação do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”, intervenção regional de responsabilidade do Governo Estadual que terá a ponte como trajeto da via expressa de ônibus.
“Estamos retomando as obras da ponte estaiada com muito planejamento para colocá-la para funcionar o mais rápido possível. Esse é o nosso compromisso com a população que pede que a ponte entre em operação logo”, disse Perugini, durante visita ao canteiro de obras.
Quando a ponte puder ser utilizada, vai integrar as regiões Leste e Oeste da cidade. Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional que seguirá pelo Corredor Metropolitano entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101, via importante para a fluidez do tráfego local.
Corredor Metropolitano
Ao mesmo tempo em que a Prefeitura inicia a obra da cabeceira da Ponte Estaiada no acesso pelo Jd. Santa Rita de Cássia, o Governo Estadual licita as obras de continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares, ação de responsabilidade da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que inclui a construção do acesso pela outra extremidade da ponte, na Avenida Projetada, localizada no Jardim Nova América, na região do Jardim Novo Ângulo, entre outras intervenções viárias necessárias para ligar a ponte até a SP-101, por meio da via expressa de ônibus. A licitação foi lançada em agosto e a previsão do Estado é de que as obras comecem em 120 dias.
O projeto do Corredor Metropolitano prevê obras em um trecho de 4,8 quilômetros que liga Hortolândia, Sumaré e Campinas. No perímetro de Hortolândia, o serviço compreende obras a partir da Ponte Estaiada, passando pelo Jardim Nova América, até chegar à rodovia SP-101, na entrada do Jardim Boa Vista, próximo ao presídio, onde será implantado o novo trevo de acesso à cidade, no quilômetro cinco da rodovia. Também estão previstas duas alças de acesso à rodovia SP-101 sobre a ferrovia, além de duas estações de transferência, uma no Jd. Rosolen e outra no Parque Peron.
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