Publicado em 27/03/2018 às 11h35 Sorocaba Saúde
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), reforça a importância da vacinação contra a febre amarela na cidade. Atualmente, 32 Unidades Básicas de Saúde realizam a vacinação para a toda população. Segundo a Vigilância em Saúde do município, a procura está sendo muito baixa e há desperdício de doses, pois após a abertura do frasco, o mesmo possui validade de seis horas. No dia 19 de março, a Prefeitura ampliou o horário de vacinação para aumentar o acesso da população à vacina, mesmo assim, a procura continua baixa. A Vigilância em Saúde também alerta que o vírus da doença continua circulando em área silvestre e toda a população de Sorocaba deve ser vacinada, com exceção das pessoas que possuem contraindicação da vacina.
Para a enfermeira e chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Daniela Malaquias, é preciso que a população se conscientize e procure uma UBS para se imunizar. “Quando a vacina era limitada sob a orientação da Secretaria do Estado, houve uma busca desenfreada pela dose. Agora que temos 32 pontos vacinando durante o horário de funcionamento da unidade, os cidadãos acabam não procurando a imunização”, explica Daniela.
As UBSs Cerrado, Márcia Mendes, Wanel Ville, Barão, Maria Eugênia, Nova Esperança, Angélica, Maria do Carmo, Habiteto, Paineiras, Ulisses, Cajuru do Sul, Sabiá, Barcelona, Escola e Santana estão programadas para vacinar a população das 7h às 16h30. Já as unidades Simus, São Guilherme, Sorocaba I, Rodrigo, São Bento, Carandá, Fiori, Mineirão, Nova Sorocaba, Laranjeiras, Vitória Régia, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Haro, Hortência e Éden realizarão a vacinação das 7h às 18h30.
Até o dia 16 de março, 156.899 pessoas foram imunizadas. A meta é que 87% da população de Sorocaba seja imunizada e o encerramento da campanha está previsto para início do mês de maio de 2018. A vacina não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses, pessoas com história de uma ou mais manifestações anafiláticas após ingestão de ovo e imunodeprimidos.
Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e levar consigo o documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação. O endereço das 32 UBSs podem ser consultados no site: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude.
4 casos importados
Sorocaba registrou quatro casos importados confirmados de febre amarela em 2018. As informações foram prestadas pela Vigilância em Saúde, após a confirmação laboratorial. Essas quatro pessoas contraíram a doença nas seguintes cidades: Mairiporã (SP), Tapiraí (SP), Piedade (SP) e Barbacena (MG). Três pacientes já tiveram alta e o homem de 22 anos, que estava internado no município de Barbacena-MG, morreu. Até o momento, o município não registra nenhum caso autóctone, ou seja, nenhum caso confirmado dentro da área territorial de Sorocaba.
Galeria de mídia desta notícia
Não há fotos e vídeos disponíveis.
Pérola celebra seis anos de vida após sucesso em transplante de fígado
Projeto 100% Saúde oferece palestra gratuita sobre organização pessoal
Verão e Carnaval exigem atenção redobrada com a saúde das pernas e do sistema vascular
Prefeitura inicia implantação de Totens de Autoatendimento nas Unidades de Saúde
Fiec divulga calendário de doação de sangue para 2026
Prédio da unidade de saúde do Jardim Camargo Andrade passa por obra de reforma
Elias Fausto alerta a população sobre riscos da dengue durante o verão
Farmácia de Alto Custo normaliza abastecimento e retoma atendimento
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.