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Prefeitura lança plataforma para usuários do SUS

Ferramenta MInha Saúde disponibiliza consultas virtuais com especialistas

 Publicado em  20/06/2020 às 11h00  Indaiatuba  Saúde


Da Redação

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A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta quinta-feira (18) a plataforma digital Minha Saúde, que oferece dois serviços: teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e teleconsulta especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba www.indaiatuba.sp.gov.br (ícone no canto inferior direito).

A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivit e o Departamento de Informática da Prefeitura, foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Os dois serviços passaram por um período de testes por cerca de um mês. A Secretaria de Saúde montou uma equipe de médicos que estará disponível para as consultas online diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h30 às 22h30. O médico dará todas as orientações necessárias, sendo elas os exames diagnósticos, receitas médicas, resultados de exames, entre outros.

Os munícipes que apresentarem sintomas de gripe deve acessar o Minha Saúde - Teleatentimento Covid-19, e fazer uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa. Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade o paciente passará para o atendimento médico online. Para isso é necessário ativar a câmera e microfone do dispositivo (celular ou computador).

Até o momento, 364 pessoas utilizaram o teleatendimento para Covid-19. Desse total, 224 passaram pelo atendimento médico online e as demais 140, apresentaram sintomas leves e receberam as orientações devidas de cuidados com a saúde, sem sair de casa, ou seja, 38% dos atendimentos foram sanados sem a necessidade de consulta médica.

Já a opção Teleconsulta Especialista possibilita acesso ao especialista, via chamada de vídeo, e oferece consultas para os pacientes que já possuem encaminhamentos. O sistema, já implantado, está em fase de adaptação. Os pacientes selecionados para o atendimento on-line passam por triagem da equipe técnica da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. O serviço já realizou atendimentos de dermatologia, neurologia, vascular, urologia, hematologia, cardiologia e reumatologia. Caso o médico identifique a necessidade de atendimento presencial, automaticamente será agendado.

Confirmação

A equipe de regulação é a responsável para entrar em contato com o paciente, confirmando se ele tem acesso a internet e e-mail. Será então realizado o agendamento da consulta e o paciente receberá um link por e-mail ou WhatsApp. Caso a consulta seja realizada por celular ou tablet, é necessário que o paciente baixe o aplicativo “Jitsi Meet”, através do Google Play em aparelhos Android ou pela App Store, no caso de Iphone ou Tablet. Na data e horário marcados o paciente deverá acessar o link enviado pela Secretaria de Saúde.

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde continua oferecendo o WhatsApp da Saúde para tirar dúvidas com relação a diversos assuntos pertinentes à Secretaria de Saúde. O WhatsApp da Saúde é o (19) 9 9779-3856.

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