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Prefeitura de Sumaré entrega estudo de viabilidade do viaduto Picerno/Centro ao DNIT, em Brasília

A obra pode começar em 2014

 Publicado em  28/11/2013 às 09h30  Sumaré  Serviços


A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, com o diretor de infraestrutura ferroviária do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Mario Dirani, na sede do órgão, em Brasília, para entregar o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) do futuro viaduto que vai ligar diretamente a Região do Picerno ao Centro da cidade, passando sobre a linha férrea e o Ribeirão Quilombo. A prefeita saiu otimista do encontro, com a indicação de que a obra pode começar já em 2014 ou, no mais tardar, em 2015.

O estudo que comprova a viabilidade e a necessidade da nova transposição viária foi produzido pela concessionária ALL (América Latina Logística), assim como o futuro projeto executivo completo da obra, através de um acordo de conversão de multas ambientais em serviços à Municipalidade. Além de Cristina, participaram do encontro os secretários municipais de Meio Ambiente, Moisés Paschoalin, e de Serviços Públicos, Carlinhos Barijan, além de Paulo Roberto Monteclaro Mury, do escritório de Brasília da ALL.

“Saímos do DNIT com uma sinalização positiva para a obra, o que é muito importante para nossa cidade. Como 2013 já está no fim e a fase de fechamento do orçamento do órgão federal para 2014 já se encerrou, há uma segurança maior de início da obra para 2015, mas ainda poderíamos obter um recurso parcial, de uma emenda parlamentar, por exemplo, para que ela começasse já em 2014”, explicou a prefeita logo após o encontro. “Fiquei bastante otimista, pois todos os requisitos técnicos exigidos para viabilizar a obra estão atendidos no EVTEA”, completou Cristina.

 

A OBRA

O viaduto foi orçado inicialmente em R$ 16 milhões. O tempo estimado de construção, a partir do momento em que o DNIT emitir a ordem de serviço, seria de 18 meses. Além do ganho ambiental na redução da emissão de poluentes e da redução do tempo de deslocamento da população, a obra deve gerar, na fase de construção, cerca de 430 empregos diretos na cidade.

A interligação proporcionada pelo viaduto é um dos novos “eixos rodoviários” para o Sistema Municipal de Trânsito propostos no atual Plano Diretor de Desenvolvimento, que consta no item II do artigo 45 da Lei Municipal nº 4.250/2006.

O estudo foi realizado pela Urbaniza Engenharia Consultiva, empresa contratada pela concessionária ALL para produzir também o projeto executivo (a planta) do viaduto, que deve ficar pronto dentro de 90 dias.

O viaduto, feito com vigas de concreto protendido e com cerca de 80 metros de extensão, deve ter quatro faixas de rolagem (duas em cada sentido, já prevendo o aumento do tráfego ao longo das próximas décadas), calçadas para pedestres nos dois sentidos e, a pedido da própria prefeita, também duas ciclovias, uma de cada lado – além de uma nova rotatória no ponto em que ele se conecta com a Rodovia Walter Manzato (a ligação vicinal Sumaré/Nova Odessa) e iluminação. Na Região do Picerno, o viaduto deve partir das ruas finais do Parque Rosa e Silva.

Atualmente, os motoristas que estão no Picerno e querem se deslocar para o Centro de Sumaré têm que fazer o retorno e acessar a rodovia no Jardim São Jorge, em Nova Odessa. Com o novo viaduto, a ligação será praticamente direta, beneficiando uma população estimada em 35.000 pessoas.

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