Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Prefeitura de Sumaré desmente boato sobre suposto roubo de materiais dos Agentes de Controle de Endemias

Nenhum dos kitsde combate a dengue foi “roubado”

 Publicado em  09/12/2015 às 12h35  Sumaré  Cidades


A Prefeitura de Sumaré vem a público esclarecer e acalmar a população sobre uma falsa informação que voltou a circular nas redes sociais esta semana, dando conta de um suposto “roubo de coletes, crachás e bolsas de agentes da dengue” – supostamente para serem usados por criminosos para “invadir” residências. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a informação simplesmente não procede no caso de Sumaré.
Recentemente, em agosto, e já em preparação para o novo “ano epidemiológico” (que começa com o retorno do calor e das chuvas), a Prefeitura adquiriu e entregou um novo kit de trabalho para os Agentes Municipais de Controle de Endemias. Ao todo, foram entregues 35 kits, que incluem três camisas e um boné, além de uma mochila, que pela primeira vez é distribuída aos trabalhadores. Nenhum destes kits foi “roubado”.
Assim, a Administração Municipal conta com apoio da própria população para passar a informação sobre a falsidade do boato adiante, alertando familiares, vizinhos e colegas para atuarem no combate “doméstico” aos criadouros das larvas do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, bem como sobre a importância de receber bem, permitir a entrada em casa e acompanhar o trabalho das equipes municipais de combate à dengue nos domicílios.
“Essa mensagem mentirosa pode atrapalhar os serviços dos agentes de Controle de Endemias, responsáveis pelo combate ao mosquito Aedes aegypti. 
É muito simples a população saber se o agente é mesmo um agente, pois ele porta toda uma identificação e um crachá da Prefeitura com nome e foto. O uso do crachá é obrigatório para a realização deste serviço”, alertou a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré.
Se ainda restar dúvidas, basta o morador ligar para a Vigilância Epidemiológica e confirmar se a equipe está trabalhando no seu bairro naquele dia, bem como a própria identidade do servidor, através do telefone (19) 3883-6014.

COMBATE À DENGUE
Nos próximos dias, as equipes de combate à dengue de Sumaré realizarão nebulização na Região do Matão, além de bloqueio e controle de criadouros no Jardim Amélia, localizado na Região do Maria Antonia.
Também neste sábado, acontece o primeiro mutirão de voluntários que vão orientar a população do Matão sobre o combate ao mosquito. Neste caso, apesar de não serem Agentes de Endemias, todos os voluntários também estarão identificados com camisetas e crachás simples (de papel) da campanha municipal “10 Minutos Contra a Dengue”.
“É importante deixar claro que a população pode e deve nos ajudar no combate ao mosquito, não só recebendo nossas equipes em suas casas, mas também cuidando para que não haja água acumulada em seu quintal ou em sua residência. Só mesmo com o apoio conseguiremos passar o período de chuvas com menos danos a saúde da população”, comentou a gerente da Saúde Coletiva, Adriana Medeiros.

Galeria de mídia desta notícia

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM