Publicado em 10/10/2018 às 13h00 Valinhos Cidades
Em homenagem ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer feminino, a Prefeitura de Valinhos iluminou de rosa o Paço Municipal, o chafariz da Praça Washington Luís e o letreiro do Terminal Rodoviário, além da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, com apoio do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev), desde o início do mês.
Aberto em Valinhos no sábado, com extensa programação na Praça Washington Luís, o evento busca envolver todos na campanha de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A associação Grupo Rosa e Amor promove ações educativas que buscam evitar os fatores de risco que aumentam as chances do câncer de mama: evitar o sedentarismo, controlar o consumo de bebida alcoólica, não se expor a fatores ambientais tóxicos, evitar o estresse, tratar a obesidade e parar de fumar.
A ida regular ao médico, o autoexame mensal das mamas e a mamografia anual, para quem tem mais de 40 anos, ajudam no diagnóstico da doença, que tem 95% de chance de cura se detectada precocemente.
“Estamos evoluindo bastante na conscientização, no entanto, ainda precisamos caminhar muito mais para sermos efetivos na divulgação e no apoio diário às mulheres que já estão como o diagnóstico da doença”, explica a médica Márcia Franzese, presidente da instituição.
Programação do Mês de Outubro:
Dia 11 - 9h às 12h - Palestra com a oncologista Susana Oliveira Botelho Ramalho - Local: Grupo Rosa e Amor (Avenida Joaquim Alves Corrêa, 3.855)
13h30 - Palestra com a enfermeira Raquel Cristina Lana - Local: Centro Cultural e Artístico da 3ª Idade (Rua Campos Salles, 49)
Dia 19 - 14h - Palestra com o médico e professor de medicina chinesa Cyro José Fumagalli. Tema: "Você não está só - A importância da Participação dos Familiares no Processo de Tratamento do Portador de Câncer". Local: Grupo Rosa e Amor
Dia 23 - 14h - Chá das Rosas - Palestra com Chieko Aoki, presidente e fundadora da rede de hotéis Blue Tree, e desfile de moda no Hotel Blue Tree Towers Valinhos
Dia 25 - 14h - Teatro Vem Ser da Apae - Peça: "Um Sopro de Vida". Local: Grupo Rosa e Amor
Dia 28 - 8h - 1ª Corrida Solidária - Outubro Rosa - Tema: Autoconfiança Estima Exame - Local: Avenida Dr. Altino Gouveia - CLT
Dia 30 - 14h às 17h30 - Lançamento do documentário: "Entre dores e amores". Elas todas brilharam ao falar em frente as câmeras sobre um período marcante em suas vidas. Como lidar com o feminino durante o câncer, muitas histórias para compartilhar. Palestra e debate com a sexóloga Sophie Derchain. Local: Rosa e Amor.
Dia 31 - 13h - Palestra para 60 participantes, com Márcia Camargo Franzese, presidente do Grupo Rosa e Amor. Local: Sesi de Valinhos (Rodovia Flávio de Carvalho, 2.787)
14h - Palestra com Cleber Bernardi - Encerramento do Outubro Rosa. Local: Grupo Rosa e Amor
Galeria de mídia desta notícia
Não há fotos e vídeos disponíveis.
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.