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Polo Arqdec amplia área de abrangência e atrai profissionais de cerca de 50 municípios

Arquitetos, decoradores, engenheiros, paisagistas e estudantes dessas áreas fomentam o mercado de Campinas e região

 Publicado em  16/12/2014 às 08h00  Campinas  Cidades


O Polo Arqdec, entidade sem fins lucrativos que visa incentivar o desenvolvimento do mercado de construção, arquitetura e decoração da região de Campinas, promovendo a troca de informações e realizando estudos nas áreas técnicas e administrativas de interesse da categoria, registrou aumento de 10% tanto em volume de negócios gerados entre seus associados, como no número de novos arquitetos, decoradores, paisagistas, engenheiros e estudantes dessas áreas cadastrados junto à entidade. Os crescimentos refletem a expansão da representatividade do Polo Arqdec, que fechou 2014 com 47 associados e aproximadamente 50% de profissionais cadastrados provenientes de 50 municípios, alguns a mais de 300 quilômetros de Campinas.

Uma grande parcela dos cadastrados participa ativamente das campanhas de fidelidade promovidas pelo Polo, comprando nas lojas associadas e, por conseguinte, fomentando o mercado de Campinas e da região. Entre as cidades de origem desse contingente estãoAndradas (MG), Jacutinga (MG), Poços de Caldas (MG), São Paulo Capital, Jundiaí (SP), Lins (SP), Santo André (SP), São Bernardo (SP), São Caetano (SP), São José do Rio Preto (SP), Santos (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e São José do Rio Preto (SP), Três Corações (MG), além de Campinas e cidades da RMC.

De acordo com o presidente do Polo Arqdec, Sante Testa Neto, este ano foi verificada uma renovação entre os profissionais cadastrados. “Os 10% que chegaram substituíram uma parcela correspondente, mas, que não estava atuante. Dessa forma, a média de 1.600 nomes presentes em nosso cadastro foi mantida”, explica.

Segundo Neto, 2014 foi um ano atípico devido à Copa do Mundo no Brasil e às eleições presidenciais e, por esses motivos, a evolução do montante gerado não ultrapassou a projeção anual de 10%. “Em julho o volume de negócios dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior e, em novembro, o índice foi 30% maior que no mesmo mês de 2013. Nos demais meses a movimentação foi equivalente, com exceção de setembro e outubro, quando houve ligeira queda, acompanhando a tendência do mercado nacional. Com base nessas avaliações, para 2015, com as campanhas de fidelização consolidadas e o segmento de construção aquecido em Campinas, estimamos um crescimento de 15% tanto nas vendas como no número de associados e de 20% no número de profissionais cadastrados”, afirma.

Neto destaca alguns fatores como responsáveis por essa expansão e pelo fortalecimento da atuação da entidade, em especial, o padrão de excelência dos estabelecimentos associados, todos direcionados às classes A e B.

Expansão

“Desde a fundação do Polo Arqdec, em 2003, até agora o crescimento no número de novos associados gira em torno de 300%. Somente em 2014 tivemos um aumento de 10% em comparação com 2013. Esses números só não foram maiores por causados rígidos critérios exigidos para a filiação, como a alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento, o rígido cumprimento dos prazos de entrega e o excelente atendimento. São diferenciais que atraem os profissionais atuantes na área, como comprova o aumento de 330% no número de cadastrados, registrado entre 2004 e 2014”, pontua Neto.

Outro fator que contribuiu de maneira efetiva para a ampliação do quadro de profissionais cadastrados no Polo Arqdec foi a abertura,este ano, para que estudantes das áreas (arquitetura, decoração, etc.), que comprovadamente se enquadram nas normas da entidade, pudessem também se cadastrar. 

“Além da nova categoria, em 2014, o número de decoradores aumentou 14%, de engenheiros 7%, de arquitetos, 6% e o de paisagistas permaneceu na média. O índice de crescimento entre os engenheiros foi o maior dos últimos anos. Fato que creditamos principalmente à pluralidade de estabelecimentos associados, o que garante aos profissionais encontrar produtos e serviços para todas as etapas da obra”, diz o presidente do Polo Arqdec.

O mix de lojas associadas compreende atualmente as cidades de Campinas, Americana, Valinhos, Vinhedo e Itu. O segmento de móveis e decoração lidera, com 10 estabelecimentos. Em seguida, vem a categoria de revestimentos (sete) e, em terceiro com três lojas cada, os planejados e as esquadrias em geral. A alta demanda impulsionou a criação de outras três categorias: churrasqueiras, transportes e automação, consolidando o Polo Arqdec como uma referência no setor da construção – de revestimentos até itens de decoração, passando por serviços, como mudança e dedetização.

Como catalizador de tendências e incentivador do mercado de arquitetura, decoração e construção, o Polo Arqdec promove anualmente uma série de atividades destinadas ao seu público alvo – profissionais e empresários do setor. Em 2014, uma reformulação no formato dos eventos contribuiu para estreitar os relacionamentos entre os associados e entre estes e os arquitetos, decoradores, paisagistas, engenheiros e estudantes. “Fizemos uma edição do já tradicional Dia do Chef na sede do Polo, uma palestra no Colégio Coração de Jesus eposteriormente passamos a realizar as atividades nas próprias lojas, promovendo maior interação com os stakeholders”, complementa o presidente do Polo.

A diversificação e a qualidade das atividades itinerantes contribuíram para atrair os interessados. Foram promovidas exposições, como a de gravuras organizada pela proprietária da Quadrante Galeria, Lucila Vieira e a de telas da renomada artista e paisagista Marcia Novaes, além de palestras e aulas sobre temas de interesse dos profissionais, como a utilização da impressão digital na decoração e a importância e o valor da gravura na arte e na decoração, além de animadas happy hours para network. “No total realizamos oito eventos, todos com público acima da expectativa”, explica Sante Testa Neto.

Fidelização

O oferecimento de conteúdo cultural e profissional complementa o papel da entidade, que é o de impulsionar o segmento no qual atua. Com esta missão, o Polo Arqdec promoveu significativas mudanças em seus programas de fidelização, fato que possibilitou premiar um maior número de profissionais cadastrados atuantes, por meio da divisão em categorias e do sistema de meritocracia. Após as alterações nas campanhas Pedras Preciosas e Grand Prix, iniciadas em abril de 2013 e encerradas em março deste ano, foram criadas outras duas minicampanhas ao longo de 2014.

Batizadas Sprint (palavra de origem inglesa que significa correr a toda velocidade a uma distância curta, aceleração do corredor ao aproximar-se do ponto de chegada) devido ao seu caráter imediatista, deatingir uma meta em um curto período de tempo – três meses – as minicampanhas contribuíram para atrair a atenção dos profissionais por seu ineditismo.

A primeira contemplou 20 profissionais (ou escritórios) que mais distribuíram vendas no maior número de lojas associadas ao Polo, com uma viagem de dois dias, em novembro, para conhecer duas grandes expressões da arquitetura, da cultura artística, do paisagismo e do design de interiores de Minas Gerais, a Casa Cor Minas e o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte.

O grupo visitou a 20ª edição da tradicional mostra, instalada em um eco resort no bucólico distrito de Macacos, na cidade de Nova Lima, e passeou pelos 110 hectares do Instituto, um centro de arte contemporânea e jardim botânico, considerado um dos 25 melhores museus do mundo e o segundo melhor do Brasil, de acordo com o ranking do site de viagens TripAdvisor.

Já a segunda minicampanha, ainda em curso, premiará 15 profissionais (ou escritórios) que comprarem no maior número de lojas associadas e que também ultrapassarem o valor mínimo de compras estipulado nas regras da campanha. Cada ganhador terá direito a uma página dupla no Book Polo Arqdec, a ser lançado no primeiro trimestre de 2015, para publicar os dados do escritório e fotos dos projetos elaborados a partir do bom uso dos estabelecimentos associados. A publicação nasce em substituição à revista Arqdec Way, que durante dois cumpriu o papel de divulgar as novidades e as transformações ocorridas na entidade. Ao ganhar corpo a cada edição, a Arqdec Way abriu caminho para o projeto de um semestral livro, que seguirá com a missão de oferecer aos leitores conteúdo da mais alta qualidade.

Somadas todas as campanhas, foram distribuídos entre abril de 2013 e dezembro deste ano prêmios com valor equivalente a aproximadamente R$ 200 mil. “Somente com viagens, grande parte delas para destinos internacionais como Mendoza, na Argentina, foram contemplados mais de 30 profissionais. Vale destacar ainda outros prêmios, como um automóvel zero quilômetro, bolsas de estudo Instituto de Ensino Superior (IPOG) e ingressos para espetáculos teatrais e musicais, o que resulta num total de 79 premiados, um aumento de 155% em relação à ao formato anterior de campanha, realizada em 2012, quando foram cinco premiados”, esclarece Neto. Ele lembra que os funcionários das lojas associadas que mais se destacaram em volume de vendas nos períodos de vigência das campanhas também receberam prêmios em dinheiro.

Reestruturação

A cada nova gestão, a entidade se renova e se adequa às exigências do mercado. Dessa forma, mudanças institucionais e na estratégia de marketing da entidade implantadas pela atual diretoria foram fundamentais para a consolidação da entidade em 2014. O novo formato do projeto Polo Solidário, que aderiu a uma ampla campanha para arrecadação de fundos para o Centro Corsini, em vez de promover eventos paralelos foi uma delas. Ao apoiar o Corsini Cultural, o Polo ajudou na divulgação e adquiriu convites para os shows promovidos em prol da instituição, doando-os para profissionais e associados, como forma de premiação. 

O Centro Corsini é um centro de excelência em atividades educativas e informativas para a prevenção do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Fundado em 1987 em Campinas, o Centro tem sete mil usuários cadastrados e realiza anualmente 11 mil atendimentos (90% pelo SUS). A instituição realiza o diagnóstico e o tratamento do paciente e o acompanhamento multidisciplinar a ele e a seus familiares. Desde 1994 mantém a Unidade de Apoio Infantil (UAI), criada para abrigar crianças e adolescentes afetados pela AIDS e outras doenças, sem famílias ou negligenciados.

Mas, as transformações que marcaram a virada da primeira década de fundação do Polo foram além. A entidade transferiu sua sede para um centro comercial de alto padrão, com segurança e estacionamento, no bairro Cambuí. O conjunto de salas com 80 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos, é dotado de toda a infraestrutura necessária para abrigar as atividades da instituição.

Da mesma forma, a identidade visual do Polo também foi repaginada, sinalizando o início de uma nova e promissora fase. O antigo formato geométrico da logomarca, sob nova perspectiva, remete a uma área com quatro paredes (um cômodo). A cor laranja permanece, mas com uma paleta de tons que, sobrepostos em contraste na figura, criam a sensação de transparência e de volume.

Os traços são mais modernos e conceituais e a nova tipologia, mais encorpada, destaca a palavra Polo, como a associação é comumente tratada. “A palavra Interior foi suprimida da logomarca porque com a constante expansão do universo do Polo não fazia mais sentido mantê-la. Quando da fundação da entidade, a ideia era informar que no Interior havia lojas do ramo com tanta qualidade quanto às da capital. Agora, a expressão apenas causava apenas ruídos na comunicação, dando a entender que éramos uma filial”, explica Sante Testa Neto.   

Serviço:
Polo Arqdec
Rua Santo Antônio, 191, sala 2, Cambuí, Campinas - SP 
19.3255.4992 | 3255.0028
[email protected]
facebook.com/poloarqdecinterior
poloarqdec.com

 

 

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