Publicado em 18/09/2019 às 12h00 Piracicaba Cidades
A Prefeitura de Piracicaba, a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) e a Via Ágil lançou na segunda 16/09, o projeto experimental B20 – Piracicaba no Caminho da Sustentabilidade. O projeto consiste em seis ônibus que rodarão a cidade com adição de 20% de biodiesel no diesel. O projeto tem o apoio das empresas Raízen, Aroma – Bioenergia, Dorothy Intermediações e Agenciamento Ltda., Mann Filter e Piracicaba Eletrodiesel. As secretarias de Meio Ambiente e Trânsito também estão envolvidas no estudo.
O objetivo do projeto é avaliar a redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) a partir do uso do B20, além dos impactos técnicos e socioeconômicos. Para isso, seis veículos, de setembro deste ano a março de 2020, farão uso da mistura. Outros seis veículos denominados “sombra” formarão o grupo de controle do experimento. Assim, a emissão dos GEE dos ônibus com B20 será comparada a dos veículos “sombra”.
Caberá à Via Ágil a definição das linhas e dos motoristas, e também a instalação do tanque de armazenamento do combustível que será fornecido pela Raízen. À Fatec caberá a coleta e a análise dos dados durante o estudo. Ao final, ela apresentará a avaliação comparativa do consumo do B11 (diesel comum, com 11% de biodiesel) e do B20, considerando os aspectos técnicos, ambientais, sociais e econômicos.
Segundo a professora Gisele Bortoleto, da Fatec, o biodiesel é biodegradável, proveniente de fontes vegetais como soja, algodão e girassol e gorduras animais, o que o torna bem menos poluente que o diesel. O diesel é um combustível fóssil e uma das principais fontes de emissão do GEE, inclusive à frente do gás natural e da gasolina. A mistura minimiza a emissão desses gases na atmosfera, melhorando a qualidade do ar. Por isso, houve essa união entre a Prefeitura, parceiros e empresas para promover o estudo.
Hoje, a porcentagem obrigatória é de 11% de biodiesel no diesel, e esse impacto positivo para a saúde é comprovado. Piracicaba será uma das primeiras cidades a testar a nova mistura, com a intenção de contribuir para a redução da emissão dos gases de efeito estufa.
Galeria de mídia desta notícia
Pluviômetro do Saae registra setembro mais chuvoso dos últimos 38 anos em Indaiatuba
Lei municipal define onde circular com bike elétrica, patinete e ciclomotor
Massao Kanesaki conquista título internacional no Golfe em Punta Cana
Indaiatuba terá R$ 4 milhões para ampliar atendimento cardiovascular
Notas de falecimento
CIESP: dados do emprego mostram importância do fomento da indústria
Aparelhos desligados também consomem energia? CPFL esclarece mitos e verdades sobre o stand-by
Secretário-executivo do Ministério da Saúde visita Indaiatuba
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.