Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Os Saltimbancos retorna à programação do Teatro Folha

Em comemoração aos 10 anos do espaço, peça reestreia no dia 7 de abril

 Publicado em  28/03/2012 às 14h24  Brasil  Cultura e lazer


 

O espetáculo infantil "Os Saltimbancos" retorna à programação do Teatro Folha a partir de 7 de abril, na comemoração dos 10 anos do espaço. Produzido pela Conteúdo Teatral, o musical é de autoria de Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov, com tradução e adaptação de Chico Buarque de Holanda. A montagem é dirigida por Fezu Duarte, sucesso de público e se mantém há três anos em cartaz.

A peça narra a saga de quatro bichos – um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata – que formam um grupo musical e partem para a cidade em busca do sonho de se tornarem artistas.

Esta versão do espetáculo foi indicada ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem em cinco categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Diretora (Fezu Duarte), Cenógrafo (Kleber Montanheiro), Melhor Figurino (As Mariposas) e Melhor Atriz (Bruna Guerin).

SOBRE O ESPETÁCULO

"Os Saltimbancos" foi montado pela primeira vez em 1977, com direção de Antonio Pedro. Na adaptação do texto original, Chico Buarque, mais do que criar músicas, reforça o cunho político, fazendo dos animais a metáfora dos operários que escapam do sistema assalariado para fundar uma comunidade.

Em 1981, Os Trapalhões lançaram sua versão cinematográfica, "Os Saltimbancos Trapalhões", com Lucinha Lins no elenco e participações de Ivan Lins, Miúcha e Bebel Gilberto. O espetáculo teve uma montagem histórica na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, com artistas como Nara Leão e Miúcha.

SOBRE O ENREDO

Descontentes com a vida no campo, um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha partem para a cidade para, juntos, tentarem a carreira musical. Os quatro animais, cada um com sua história, apresentam seus talentos e defeitos. O jumento é paciente, a galinha, teimosa. A gata é muito esperta, o cachorro, leal. Porém, assim como na obra original, na peça os bichos não chegam de fato à cidade.

Durante a jornada, a trupe vive muitas aventuras. Até que os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não parece ser o melhor lugar para viver.

SOBRE A DIREÇÃO

Fezu Duarte foi diretora artística do Teatro Brasileiro de Comédia de 1998 a 2003. No TBC, criou a Cia. de Repertório e atuou como atriz em Ópera do Malandro, com direção de Gabriel Villela. Fundou também a Cia. de Teatro Rock, em que dirigiu os espetáculos QAP, A Borboleta sem Asas e Na Cama com Tarantino. Em 2004, já fora do TBC, dirigiu R-Evolução Urbana, o primeiro espetáculo sobre a Legião Urbana. Assinou ainda a direção dos musicais A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar e Lado B – Mudaram as Estações. Ambos já estiveram em temporada no Teatro Folha.

Entre seus trabalhos como atriz, destacam-se: Olhares de Perfil, com direção de Roberto Cordovani; Na Cama Com Tarantino, dirigido por ela em parceria com Fábio Ock e Marcos Okura; e Pode Ser Que Seja Só o Leiteiro Lá Fora, dirigido por Taia Peres.

SOBRE A TRILHA SONORA E A COREOGRAFIA

A trilha sonora é a original de Os Saltimbancos, que inclui canções como História de Uma Gata e Bicharia. Além disso, o espetáculo traz algumas músicas do filme Os Saltimbancos Trapalhões, canções com estilo pop infantil, como as do grupo Balão Mágico.

A coreografia é assinada por Juliana Sanches, que trabalhou também nas coreografias das peças A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar e Lado B – Mudaram as Estações.

 

FICHA TÉCNICA:

Texto : Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov

Tradução e adaptação: Chico Buarque

Direção: Fezu Duarte

Elenco: Marcelo Diaz, Rosy Aragão, Diego Rodda, Juliana Romano, Mirela Lima, Oliver Tibeau, Paula Flaiban e Nellson Oliveira

Cenário e iluminação: Kleber Montanheiro

Figurino: As Mariposas

Produção: Isabel Gomez

Administração: Manuela Figueiredo

 

SERVIÇO:

Local: Teatro Folha

Estreia: 7 de abril – sessões extras dias 30/4, 1/05, 7 e 8/6.

Temporada: até 1º de julho

Horários: sábado e domingo, 17h40min

Ingressos*: R$ 30

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre

Recomendação de idade: a partir de 3 anos

 

*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.



TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis

Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel: (11) 3823-2323

Televendas: (11) 3823-2737 / Site: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e idosos têm os descontos legais / Clube Folha 25% desconto / Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15h às 21h; sexta, das 13h às 24h, sábado, das 12h às 24h e domingo, 12h às 20h / Acesso para deficientes físicos / Ar condicionado /  Estacionamento do Shopping a R$ 8,00 (primeiras duas horas)  / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885 / PATROCÍNIO: Folha de S. Paulo, CSN e Hospital Samaritano.

Galeria de mídia desta notícia

Não há fotos e vídeos disponíveis.

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM