Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

O Colégio Meta e as metodologias ativas: o que são e para que servem?

O uso dos recursos tecnológicos e estratégias criativas possibilitam melhor aprendizagem dos alunos

 Publicado em  28/07/2023 às 09h02  Indaiatuba  Educação


As metodologias ativas de aprendizagem colocam o estudante como personagem principal

As metodologias ativas de aprendizagem colocam o estudante como personagem principal
Foto: Divulgação/Colégio Meta

Ana Paula Mazza

A meta de muitas instituições de ensino é aprimorar o processo de aprendizagem  por meio da aplicação de estratégias mais interessantes. Nesse sentido, as metodologias ativas representam uma excelente alternativa, trazendo vantagens para estudantes, professores e contribuindo com o desenvolvimento das crianças e dos jovens. O uso dos recursos tecnológicos e de outras estratégias criativas possibilitam a ampliação das interações nos diversos espaços de aprendizagem, promovendo o protagonismo dos estudantes e transformando o processo de aprendizagem.

As metodologias ativas de aprendizagem são aquelas que colocam o estudante como personagem principal e, portanto, também responsável pelo aprendizado. Desse modo, ele deixa de ser apenas um receptor de informações e tem a responsabilidade de buscar os meios para internalizar saberes.

O modelo mais usado nas instituições de ensino é aquele em que o estudante acompanha a matéria ensinada pelo professor, por meio de aulas expositivas, recorrendo a trabalhos e avaliações de forma convencional. Essa abordagem é conhecida como passiva, pois o protagonista do processo de aprendizagem não é o estudante.

Com a aplicação das estratégias ativas, essa dinâmica se transforma, trazendo benefícios para os dois lados. O estudante tem mais autonomia e liberdade para buscar conhecimento e o professor é responsável por gerenciar esse aprendizado, agindo como um facilitador.

Assim, a principal meta desse modelo de ensino é incentivar os estudantes a desenvolverem a competência de construir saberes de forma autônoma e participativa. Além disso, outras habilidades e competências também são desenvolvidas nesse processo dinâmico, proporcionando maior eficácia às propostas de educação integral.

Sintonizado com as mudanças sociais e as demandas das novas gerações, o Colégio Meta compreende a necessidade  de promover uma abordagem de ensino que coloque o estudante no papel principal do processo de aprendizagem, considerando  os aspectos físicos, cognitivos e emocionais, pertinentes à cada fase de desenvolvimento. 

Segundo a equipe pedagógica, a aplicação das metodologias ativas tem favorecido a imersão  em experiências, colocando os estudantes em contato direto com os conteúdos, seja por meio de problemas, projetos, ou estudos de caso, o que vem contribuindo significativamente para aumentar o interesse pelos estudos e facilitar a compreensão dos assuntos. 

Há tempos o corpo docente da escola vem sendo capacitado para aplicar as metodologias ativas de aprendizagem, lembrando que, para tanto, é imprescindível planejar, organizar e compreender que a transição do passivo para o ativo precisa ser gradativa e muito bem assimilada por todos. Isso requer engajamento, compromisso, paciência e harmonia entre os envolvidos.

Para conhecer melhor o Colégio Meta, acesse o portal www.colegiometa.com, ou faça uma visita presencial. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, nº 96, Jardim Regina, e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541, Itaici.

Galeria de mídia desta notícia

  • As metodologias ativas de aprendizagem colocam o estudante como personagem principal

    As metodologias ativas de aprendizagem colocam o estudante como personagem principal
    Foto: Divulgação/Colégio Meta

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM