Publicado em 11/02/2022 às 14h27 Brasil Tecnologia e inovação
Seguir algumas recomendações é fundamental para não cair em certas armadilhas
Foto: Divulgação
Denise Katahira
[email protected]
Levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que houve um aumento de 165% nos golpes de manipulação psicológica para que o usuário forneça senhas e números de cartões. O crescimento foi observado no primeiro semestre do ano passado, em comparação aos seis meses anteriores.
Nesta terça-feira (8) foi comemorado o Dia da Internacional da Internet Segura, evento promovido para enfatizar os cuidados e o uso seguro e responsável de tecnologia online como computadores e celulares.
Se antes os cuidados já eram necessários, agora o cenário da pandemia trouxe uma realidade para os consumidores que une praticidade, mas também pede mais atenção aos detalhes e precaução, já que hoje tudo pode ser comprado pela internet com facilidade.
De acordo com a Febraban, o crescimento das fraudes pode ser relacionado ao maior uso de transações digitais, sobretudo na pandemia.
Cuidados
Para coordenador e professor do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Guilherme Bittencourt Martins, a prevenção é a melhor forma de evitar cair em golpes online.
"Ficar sempre atento ao informar os dados pessoais, em especial senhas bancárias. Hoje por conta da lei de proteção de dados (LGPD), as informações e dados pessoais não podem ser divulgados e repassados. Sempre deixar disponível a opção de notificação via SMS de compras realizadas no cartão de crédito”, disse.
Ele ainda orienta que, caso receba uma mensagem de compra não realizada, o consumidor deve imediatamente denunciar no próprio aplicativo do banco e solicitar o bloqueio do cartão.
Indenização
Além disso, o coordenador enfatiza que os direitos do consumidor estão sempre protegidos e que os golpes praticados contra eles podem gerar direito de indenização.
“A vítima deverá procurar a Delegacia de Polícia e registrar um boletim de ocorrência sobre a instituição financeira ou a administradora do cartão de crédito. Em algumas situações é possível procurar a justiça para reaver a quantia”, disse.
'Motoboy falso' é o líder das fraudes
O golpe do falso motoboy é uma das principais fraudes, com aumento de 271%. Em seguida, o golpe da falsa central eletrônica, com um crescimento de 62% e, por fim, os ataques de phishing (fraude que visa a obter dados pessoais do usuário, por meio de links falsos), com 26%.
Ainda segundo a Febraban, as causas mais comuns de golpe contra o consumidor são: compras online em sites falsos; clonagem de cartão de crédito, do whatsApp e número de telefone; uso indevido de documentos; e fraude em financiamento. (DK)
Galeria de mídia desta notícia
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.