Publicado em 09/05/2025 às 12h57 Indaiatuba Cidades
Foto: Divulgação
Funcionando desde 23 de dezembro, inicialmente em caráter educativo, e de 3 de fevereiro, com a proposta de promover a rotatividade das vagas existentes, os agentes credenciados da Roda Indaiatuba - antiga Zona Azul - lavraram nos últimos três meses um total de 1.209 autuações por desrespeito ao estacionamento rotativo.
Os números informados pelo Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas da Prefeitura de Indaiatuba mostram que as multas triplicaram no mês de abril, em comparação a fevereiro. O Mais Expressão ouviu alguns comerciantes da região central da cidade que elogiaram o retorno da cobrança, mas fizeram um alerta: é preciso melhorar a orientação aos usuários.
Implantado em 2003, o estacionamento rotativo pago tem a proposta de promover a rotatividade das vagas existentes, disciplinar o espaço urbano e permitir maior oferta de estacionamento. Segundo a proposta, a otimização do uso de vagas nas vias de circulação intensa de veículos também ajuda a melhorar a fluidez do trânsito e gera um aumento no fluxo de clientes nas áreas comerciais.
A administração do serviço é da Rizzo Parking e a atual área de abrangência é a mesma da antiga Zona Azul, com vagas distribuídas nas ruas mais movimentadas da região central e também na região do Boulevard da Cecap. No total, serviço totaliza 1.311 vagas.
Segundo o Departamento de Trânsito, em fevereiro foram lavradas 210 autuações por desrespeito ao estacionamento rotativo, seguido por 344 em março e 655 de abril, totalizando 1.209. “O estacionamento rotativo trouxe uma melhora significativa na oferta de vagas nas regiões atendidas e podemos afirmar que tivemos o efeito esperado, que era a democratização do uso do solo público, tanto do Centro como na Cecap”, destaca em nota enviada à redação.
“Inclusive, os comerciantes já estão pedindo a ampliação das áreas atendidas pelo sistema, porque realmente ajuda nessa questão de garantir a rotatividade para que todos possam utilizar o estacionamento pelo tempo devido”, finaliza.
Comerciantes
O tíquete digital de estacionamento é válido por uma ou duas horas e custa R$ 2,50 ou R$ 5, respectivamente. Os usuários podem efetuar o pagamento pelo site da Rizzo, por meio do QRCode impresso nas placas de identificação do Roda Indaiatuba ou pontos de venda no comércio.
O Mais Expressão ouviu comerciantes da região central e sua maioria elogiou o retorno do estacionamento rotativo. “Um absurdo foi ficar dois anos ou mais sem Zona Azul, uma cidade como Indaiatuba. Agora aumentou bem o fluxo. Achei um pouco caro, mas é muito necessário, pois a rotatividade faz bem ao comércio”, destaca Marcelo Araújo, do Mercadinho dos Sapatos.
O empresário faz apenas um alerta: falta informação e orientação ao usuário. “Acho que ficamos muito tempo sem [o serviço], o que prejudicou não só o comércio como o cidadão que não tinha vaga para estacionar”, comenta João Gracia Mesquita Carneiro, da Sonhare Colchões.
“Porém, ainda tem muita gente que não sabe como funciona, como efetua o pagamento, dias e horários, embora em todo quarteirão tenha uma placa informando”, continua. “Deveriam panfletar nos carros estacionados, faixas de orientação nas ruas, comunicar melhor”.
Sandro Peres, da Etiqueta Modas, também faz os mesmos apontamentos. “O retorno da Zona Azul foi importante para o comércio e para os usuários. Nos meses que o serviço foi suspenso, tivemos muitos problemas e bastante reclamação das pessoas por não encontrarem vagas disponíveis”, conta. “Outro problema é que a quantidade de estacionamentos particulares na região central da cidade vem diminuindo, dificultando ainda mais para os usuários”.
“O sistema implantado me parece muito bom, faltando ainda melhorar a informação. Outro ponto importante para a melhoria seria o aumento de pontos físicos para as pessoas que não tem acesso ou não sabem utilizar o serviço”, completa.
Levantamento
Há 34 anos no centro da cidade, Rogério Camilote, da Brinquedolândia, também elogia o retorno do estacionamento rotativo. “Acho necessário e fundamental termos o sistema de volta. Sem isso, não existem vagas para os clientes. Logo no retorno, já sentimos uma melhora no movimento”, revela.
“O consumidor quer parar perto de onde vai. Se não tiver vaga, ele vai para o shopping, onde também terá que pagar estacionamento, mas com a certeza de encontrar vaga”, analisa.
Luciene Camilote Venturini, da Bonaboca Salgateria, concorda com os demais comerciantes. “O retorno do estacionamento rotativo ajudou muito. As pessoas conseguem estacionar, param por alguns minutos, entram e compram o salgado para levar. Nota dez”.
Marquinhos Roma, da Óptica Roma, criticou o retorno do sistema de cobrança. “Achei péssimo. A gente vem em uma dificuldade financeira a nível de Brasil, estado e município e já era difícil, agora ficou mais difícil ainda. As pessoas têm uma tremenda resistência em sair por conta disso e nós, comerciantes, precisamos migrar para estacionamentos privados onde pagamos uma taxa”, analisa.
“Caiu muito a presença de pessoas no centro da cidade e muitas vezes precisamos deste movimento, para estimular as vendas. A pessoa passa e acaba parando para comprar. Achei de péssima hora. Deveríamos reunir lideranças e a associação comercial, que deveria ter feito um levantamento antes da instalação”, finaliza.
Vale lembrar que os motoristas autuados têm 48 horas para pagar uma taxa de R$ 25, pelos mesmos canais para compra do tíquete (estacione.rizzoparking.com.br). Em caso de não pagamento, a autuação é encaminhada às autoridades de trânsito do município.
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