Publicado em 23/12/2018 às 09h33 Nova Odessa Polícia
Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, foram mortas quatro novilhas da raça Girolando, que fazem parte dos Programas "Leite Mais" e "Leite A2" do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, situado em Nova Odessa (SP). Os animais foram mortos no próprio local, a carcaça deixada e toda a carne levada pelos assaltantes. O roubo ocorreu na cidade de Nova Odessa, interior paulista, próximo ao aeroporto de Americana. Na madruga de segunda-feira (17), o IZ também registrou boletim de ocorrência de mais duas novilhas que foram mortas.
De acordo com o pesquisador do IZ, Enilson Ribeiro, um dos responsáveis pelo Programa, a ação foi percebida por volta das 7 horas da manhã. As novilhas, com idade de 18 meses, foram produzidas por fertilização "in vitro" (FIV), no projeto do IZ em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a empresa CRV Lagoa. "O prejuízo financeiro chega a R$ 30 mil e cientificamente é imensurável", destaca Enilson.
As novilhas estavam em pasto específico e são utilizadas em projetos de pesquisa. "As bezerras fazem parte de um rebanho que participa das pesquisas de campo de melhoramento genético em leite, pastagens e bem-estar animal", enfatiza o pesquisador.
Enilson ressalta que esse tipo de ação prejudica as pesquisas que têm papel fundamental na transferência de tecnologias aos produtores. "Nosso papel é fornecer novos resultados para melhorar as condições de produção do leite e esses furtos trazem enormes prejuízos ao andamento da nossa pesquisa, além de tempo totalmente perdido para o avanço dos estudos, prejudicando análises econômicas, sociais e ambientais que envolvem toda a cadeia produtiva do leite", afirma.
O "Programa Leite Mais" fomenta a cadeia de produção de leite do Estado de São Paulo, envolvendo o projeto do Leite A2 e o "Programa de Produção Animal em Sistemas Integrados" (Propasi), que abrange estudos em sistemas de produção como pastagens consorciadas, integração Lavoura pecuária, e silvipastoril, voltados à produção de leite funcional, além do estudo que visa à diminuição dos gases de efeito estufa.
Os projetos desenvolvidos pelo IZ, em sistemas de produção leiteira, agregam ganhos ao reduzir custos, tornar a produção mais rápida e levar ao consumidor final um leite de melhor qualidade.
Galeria de mídia desta notícia
Não há fotos e vídeos disponíveis.
Canil da Guarda Civil apreende mais de 300 porções de drogas durante patrulha
Guarda Civil prende três pessoas por furto após abordagem na Rodovia Santos Dumont
Delegado figura entre condenados na Operação Chicago com 29 anos de prisão
Guarda Civil prende três em flagrante por furtos a centro comercial da cidade
Ferramenta do Detran-SP agiliza liberação de veículos apreendidos
Homem é detido após colidir com portão de prédio público no Bairro Santa Cruz
Polícia Federal apreende celular de jovem de Indaiatuba durante operação
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.