Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!

Nova metodologia reduz tempo de espera na Farmácia Central

A Farmácia mantida pela Prefeitura atendeu cerca de 90.000 receitas

 Publicado em  23/01/2014 às 09h40  Nova Odessa  Cidades


A Farmácia Central mantida pela Prefeitura de Nova Odessa atendeu cerca de 90.000 ‘receitas’ em 2013, com fornecimento gratuito de medicamentos padronizados e de alto custo. A nova metodologia de atendimento implantada em 2013 reduziu o tempo de espera e eliminou as filas, uma das reclamações mais constante dos usuários em 2012.

Foram contabilizadas 63.451 receitas de medicamentos padronizadas originadas na rede pública de saúde e 13.919 receitas de convênios. Encarregado da Farmácia Central, Levi Tosta explica que o atendimento das receitas de convênios também é feito gratuitamente por uma questão social. “Muitas famílias aplicam boa parte de sua renda no pagamento do convênio e não teriam condições de comprar o medicamento”, disse.

No caso dos remédios de alto custo, que são fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, a Farmácia fez 12.676 atendimentos.

A Farmácia Central fornece gratuitamente 120 medicamentos padronizados. Qualquer morador da cidade, com receituário de atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) pode retirar o remédio – desde que o médico tenha receitado um produto padronizado. Para os receituários de convênio médico, o morador precisa apresentar comprovante de endereço para retirada.

Levi conta que a grande conquista deste primeiro ano de administração foi a humanização do atendimento, regularização do estoque – reduzindo assim o índice de perdas com medicamentos vencidos – e a eliminação das filas de espera. “Hoje as pessoas não precisam esperar mais que cinco minutos para serem atendidas quando a receita é de remédios preconizados. Quem busca medicamentos de alto custo tem que apresentar documentação e preencher formulários, por isso ainda pode haver espera, mas na farmácia básica conseguimos zerar as filas”, disse Levi.

A nova metodologia incluiu padronização e otimização do trabalho de três pessoas que ficam no balcão de atendimento.

A redução no tempo de espera é confirmada pelos usuários. “Antigamente, tinha dias em que eu vinha na farmácia e tinha muita gente. Eu tinha que pegar senha e esperar por um bom tempo. Agora tem sido rápido. Hoje mesmo, o atendimento levou menos de um minuto”, contou o aposentado Eliel Pinto de Siqueira, 67.

“Eu fiz recentemente uma cirurgia no coração, então sempre estou vindo na farmácia para pegar remédios para o meu tratamento. O que eu tenho notado é que o atendimento está muito bom. Até nos dias mais cheios, o máximo que você fica esperando aqui é 10 minutos”, confirmou Isabel Maria Pereira Barbosa, 73.

A Farmácia Central fica no prédio da Rodoviária, na Rua Rio Branco, nº 699 – Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 16h.

 

Galeria de mídia desta notícia

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM