Publicado em 20/01/2015 às 08h00 Brasil Turismo
Foto: Arquivo PESM-Núcleo Cunha
Estamos no auge do verão e com esse calor, só mesmo um bom mergulho em praias e cachoeiras para refrescar um pouco. É nessa estação alaranjada que os dias são mais longos que as noites, um ótimo motivo para desfrutar e conhecer lugares em meio à natureza.
São dezenas de parques espalhados por todo o estado de São Paulo, muitos deles com cachoeiras belíssimas e alguns com praias paradisíacas, com muita água pura, mata preservada e cenários deslumbrantes.
Aqui (http://fflorestal.sp.gov.br/unidades-de-conservacao/parques-estaduais/parques-estaduais/ ) você encontra diversas opções de parques abertos à visitação, com informações sobre horários de funcionamento, principais atrativos e localização. Procure o parque mais próximo e agende um passeio com sua família. Abaixo, algumas sugestões de unidades de conservação onde é possível espantar o calor com um bom mergulho.
Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões
O Parque Estadual Serra do Mar é a maior unidade de conservação do estado de São Paulo, com grande riqueza ecológica. Para administrar este grande patrimônio natural, o parque é dividido em 10 núcleos.
Um deles é o Núcleo Itutinga-Pilões, onde existe uma diversidade de atividades ecoturísticas. A Cachoeira Passareúva você encontra depois de uma caminhada de duas horas pela Trilha Passareúva, com acompanhamento de monitor. São 3 km por um trajeto repleto de belezas naturais, até chegar às águas claras do rio. Já a Trilha do Rio Pilões guarda história e uma diversidade incrível. Ela te leva até uma piscina natural do rio, o Poção. São 600 metros, 30 minutos onde podem ser vistos plantios, ações de recuperação ambiental, além de ruínas antigas da Vila de Itutinga.
O Núcleo Itutinga Pilões fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº - Água Fria - Cubatão - –SP. SP. A visitação funciona das 9h às 17h, terça-feira a sexta-feira, somente mediante agendamento prévio. Aos sábados das 9h até às 12h. Agendamento por e-mail [email protected] ou por telefone (013 33618250). Os pré-agendamentos por telefone devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h com antecedência mínima de 5 dias úteis. Para mais informações ligue: 13 3377-9154 / 13 3361-8250 ou mande e-mail para: [email protected]
Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha
O Núcleo Cunha está localizado no extremo norte do PESM. Seu bioma é constituído pela Mata Atlântica. Em suas trilhas, passando por grandes árvores, é possível chegar a belas e refrescantes cachoeiras. Para chegar até a Cachoeira da Laje é preciso caminhar pela Trilha do Rio Bonito. São quatro horas de caminhada, em 7,6 km em meio à mata fechada e nível de dificuldade alto, passando por dentro da água e subindo em pedras. É uma trilha circular, no fim você volta para o mesmo lugar que saiu. A trilha das Cachoeiras te leva a um lugar lindo, com quatro quedas d´água, ótima para se refrescar. São 14,4 km ida e volta, a primeira metade é feita de carro e a segunda a pé, a caminhada é tranquila, pois é uma estrada sem muitos obstáculos. Já a trilha do Rio Paraibuna é autoguiada, e pode ser feita de 40 a 50 minutos.
Para conhecer as trilhas Rio Bonito e Cachoeiras, é necessário agendamento prévio, pois é preciso um guia para acompanhar. O Núcleo Cunha fica na Estrada do Paraibuna, no km 20, Bairro Sertão do Paraibuna / Cunha - A visitação funciona das 8h às 17h, segunda-feira a domingo. Para mais informações ligue: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818 ou mande e-mail para: [email protected]
Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD)
O PECD está localizado ao Sul do estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira. O parque possui um rico ecossistema. Encontram-se cachoeiras, rios e uma grande diversidade de fauna e flora, como espécies ameaçadas de extinção o cedro, o palmito juçara e onça parda. As cachoeiras do parque são de nível fácil, acompanhadas por monitores. A Trilha que te leva para a Cachoeira do Araçá tem 680 m de extensão. Com 40 minutos de caminhada, chega-se a uma pequena cachoeira que forma um poço de água cristalina. A Cachoeira Dito Salú tem 691 m de extensão, sua queda d'água é de aproximadamente 70 metros de altura.
O PECD fica na Rodovia SP 165 km 111 – Eldorado/SP. A visitação funciona das 8h às 17h, de terça-feira a domingo. No período de festas de final de ano a Caverna funciona ás segundas-feiras, do dia 22/12/2014 a 31/01/2015. O ingresso do Parque custa R$ 12,00, mais R$ 11,00 por pessoa para o serviço de monitoria ambiental obrigatória para visitar o interior da Caverna do Diabo. Crianças até 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam. Estudantes pagam meia-entrada. Para mais informações ligue: (13) 3871-1242 e (13) 3871-3318 (13) 3871-0259 ou mande e-mail para:[email protected]
Não se esqueça
Para fazer qualquer trilha, de nível fácil a difícil é muito importante estar bem alimentado, levar água, repelente, protetor solar, boné e óculos de sol, usar calçados confortáveis e antiderrapantes, calça e roupas de banho para ter uma caminhada agradável e tranquila.
Galeria de mídia desta notícia
Departamento de Turismo faz edição especial do By Bike em Indaiatuba no dia 14 de setembro
Itu participa da 8ª edição do Conexidades em Holambra
Rafard é selecionada como uma das sedes da Jornada do Patrimônio 2025
Itu fortalece posição no turismo regional com visita técnica do programa “PRT em Ação”
Terminal Rodoviário de Indaiatuba oferece novos destinos para Paraná e Santa Catarina
Évora será a Capital Europeia da Cultura em 2027
Lisboa é duplamente premiada nos World Travel Awards 2024
Ano Novo em SP: destinos turísticos devem atrair 3,5 milhões de visitantes
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.