Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Mortes por febre maculosa em Campinas alertam sobre riscos da doença

Em Indaiatuba, áreas públicas com presença de carrapato e risco para febre maculosa estão devidamente sinalizadas

 Publicado em  16/06/2023 às 09h44  Indaiatuba  Saúde


Carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa

Carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa
Foto: Divulgação

Denise Katahira

[email protected]

A Prefeitura de Campinas através da Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a cidade registra três mortes por febre maculosa e três casos estão sendo investigados. Segundo a pasta, todas as vítimas frequentaram a Fazenda Santa Margarida localizada no distrito de Joaquim Egídio.

As três mortes devido a doença foram confirmadas pelo Instituto Adolfo Lutz, e ocorreram no dia 8 de junho. O piloto e empresário Douglas Costa, de 42 anos e sua namorada, a dentista Mariana Giordano, de 36 anos começaram a ter sintomas de febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores no dia 3 de junho e morreram cinco dias depois. Douglas morava em Jundiaí e Mariana na capital paulista. A terceira morte foi da professora universitária, de 28 anos, Evelyn Santos que apresentou febre cefaleia, choque e crise convulsiva. Ela residia em Hortolândia.

Os três, segundo a Administração Municipal, foram ao evento “Feijoada do Rosa”, no dia 27 de maio, realizado na Fazenda Santa Margarida. Além das ocorrências citadas, a Prefeitura de Campinas informou que há outros dois casos confirmados na cidade e que também vieram a óbito, porém não há relação a Fazenda Santa Margarida.

Casos suspeitos

Os três casos suspeitos são de uma adolescente de 16 anos, que faleceu nesta quarta-feira (14). Ela foi hospitalizada no dia 9 de junho, poucos dias após ir à festa na Fazenda. Outro caso é de uma mulher, de 38 anos, que frequentou o local no dia 3 de junho e apresentou inicio de sintomas em 10 de junho e está internada em um hospital de Campinas.

A terceira pessoa com suspeita da doença é uma mulher de 40 anos, moradora de Hortolândia e que esteve na Fazenda Santa Margaria no dia 27 de maio e apresenta sintomas desde o dia 10 de junho. Ela segue internada em um hospital privado de Campinas.

Os três casos aguardam confirmação de exames de laboratório. Até o fechamento desta edição não havia sido divulgado o resultado.

.Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba alerta a população que na cidade há áreas públicas com presença de carrapato e risco para febre maculosa, e que todos os espaços estão devidamente sinalizados.

A Administração orienta que caso apresente sintomas, como febre associada a forte dor de cabeça; dores pelo corpo; cansaço; falta de vontade se alimentar; dor de barriga; ânsia de vômito e pequenas manchas pelo corpo, no período de 2 a 15 dias após ter frequentado área de mata, pasto, rios ou lagos e, tiver tido contato com animais ou ter encontrado sinais de picada pelo corpo, procure imediatamente atendimento médico. Pessoas que desenvolvem febre maculosa evitam complicações se tratadas dentro de cinco dias após o desenvolvimento dos sintomas.

Embora a febre maculosa seja grave e com alta letalidade, é possível reduzir significativamente o risco de contrair a doença. Verificar com frequência se há algum carrapato preso ao seu corpo, usar roupas claras com manga longa, calça comprida e calçado fechado são algumas medidas efetivas para a proteção contra o carrapato transmissor.

Em caso de dúvidas ou para informar infestação de carrapatos, entre em contato com o WhatsApp da Secretaria de Saúde: (19) 9 9779-3856.

 

Galeria de mídia desta notícia

  • Carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa

    Carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa
    Foto: Divulgação

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM