Publicado em 02/05/2014 às 09h17 Indaiatuba Polícia
A falta de segurança do Jardim dos Colibris vem atormentando a vida dos moradores do bairro nas últimas semanas. Segundo os residentes, casos de furtos à residência é a maior preocupação do bairro. Os moradores garantem que, pelo menos uma vez por semana, uma ocorrência dessa natureza é registrada no local.
O sistema de monitoramento que predomina o bairro é a fiscalização dos próprios vizinhos. O aposentado José Aparecido Rodrigues, de 73 anos, conta que já flagrou um jovem saindo de uma casa com uma garrafa de refrigerante, pela metade, e uma chapinha de cabelo. “O rapaz passou por mim, caminhou até um carro onde estava uma mulher e disse ‘Trouxe para você, amor’, entregando os objetos”, relata. “Quando a proprietária da casa chegou, fui contar para ela o que tinha visto e ela verificou a ausência dos objetos.”
A funcionária pública Sueli Scachetti, de 54 anos, moradora do bairro, também teve sua casa furtada no começo deste ano. “Eu estava de férias do trabalho, tinha saído no começo da tarde para ir ao centro da cidade e quando voltei, perto das 16 horas, percebi que tinham entrado em minha casa. Haviam coisas mexidas e separadas e percebi que a janela estava arrombada”, conta Scachetti.
O transtorno também fez parte da vida da auxiliar de enfermagem Alcina Fonseca Neto, de 52 anos, que por conta da profissão não tem muito horário fixo de estar em sua residência. “Cheguei em casa por volta das 7 horas da manhã e de cara estive ciente que minha casa tinha sido furtada. Senti falta de notebook, computador, aparelho de DVD entre muitos outros objetos, que me totalizaram um prejuízo de cerca de R$ 5 mil”, desabafa. “A janela da casa estava arrombada.”
A sensação de insegurança amedronta até mesmo quem nem se mudou para o bairro. O vendedor Moisés Estevam Ferreira Oliveira, de 26 anos, está construindo sua casa e tem previsão de mudar para o novo endereço. “Todas as vezes que vou ao bairro para ver minha casa, que ainda está em construção, ouço relatos dos vizinhos sobre os furtos. Para que isso não aconteça, estou me precavendo, construindo muros mais altos e já penso em colocar cerca elétrica e câmeras de segurança”, diz.
Rondas
Para os moradores, o aumento nas rondas feitas por Guarda Municipal ou Polícia Militar podem reduzir os incidentes. “Em acordo com os demais vizinhos, percebemos que o policiamento no bairro não é suficiente”, lamenta o aposentado Décio Luiz Mendes, de 67 anos. “Estamos em um bairro distante do centro da cidade e necessitamos de uma atenção das autoridades competentes”.
Questionada, a Guarda Municipal informou, via Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, que a cidade é dividida em setores, dentre os quais o Jardim dos Colibris está incluso e o patrulhamento é constante, conforme o acompanhamento da movimentação das viaturas por meio do GPS.
A GM informou ainda que, quando ocorrer os furtos, é necessário que seja feito o registro de todas as ocorrências na Polícia Civil para que o Grupo de Especial de Analises Criminais (composto pela PM, PC e GM) possa analisar os números para que seja feita uma estratégia de trabalho na região. A Prefeitura também indica o projeto Câmera Cidadã.
Outro projeto preventivo é o projeto Vizinhança Solidária, criado em 2009 em São Paulo. Segundo o comandante da Polícia Militar de Indaiatuba, o capitão Jesus André Alves, o projeto vem com o intuito de melhorar os índices dos bairros. “Pedimos que a população se mobilize e venha até nós para que algo seja feito. Dos registros de ocorrência que temos, o número de furtos à residência não é algo alarmante, por isso a importância do Boletim de Ocorrência”, diz.
Galeria de mídia desta notícia
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.