Publicado em 25/12/2025 às 12h00 Indaiatuba Beleza e Bem estar
Daniele Caetano é Psicoterapeuta Individual e Familiar
Foto: Divulgação
À medida que o ano se aproxima do fim, muitas pessoas começam a pensar em metas e objetivos. Mas, segundo a psicoterapeuta Daniele Caetano, fundadora da Caminhos da Terapia e da Mentoria Bem Me Quero, as metas do “ser” merecem atenção tão grande quanto as do “ter”.
“Para mim, metas do ‘ser’ são sobre cuidar de quem a gente é por dentro. É como ter um jardim: você pode até ter as flores mais bonitas do mundo, mas se o solo não estiver fértil, nada floresce de verdade. O ‘ter’ olha para fora, para as conquistas; o ‘ser’ olha para dentro, para o que nos dá sentido e leveza”, explica Daniele.
Rituais de transição: organizando o que fica e o que vai
A especialista ressalta que os rituais de transição ajudam a encerrar ciclos e abrir espaço emocional para o novo. “Quando a gente escreve, reflete ou agradece, é como arrumar a mala antes de uma viagem. Organizamos o que vamos levar e o que precisamos deixar para trás. Esses pequenos gestos ajudam a liberar o que já não serve e a preparar o terreno para o que está por vir”, afirma Daniele.
Autocompaixão: o cobertor quentinho nos dias frios
Outro pilar das metas do “ser” é a autocompaixão”. Daniele compara: “É tipo um cobertor quentinho nos dias frios. Ela nos protege, nos acolhe e nos ensina a olhar para nossos erros com ternura, em vez de nos julgar. Quando aprendemos isso, a vida fica menos pesada e o crescimento acontece de forma mais suave”.
Pequenos gestos no dia a dia já fazem diferença, como falar consigo mesma como falaria com alguém que ama, pausar antes de reagir, cuidar do corpo e escrever sobre sentimentos. “Até descansar é essencial. Até a luz precisa da noite para brilhar”, completa a psicoterapeuta.
Esperança: o combustível emocional que ilumina o caminho
Para Daniele, a esperança é a força que mantém o movimento, mesmo diante da incerteza. “A esperança é como uma vela na neblina: pequena, mas suficiente para mostrar o caminho. Ela não ignora o medo ou a dor, mas dá força para continuar, passo a passo. É ela que transforma incerteza em possibilidade, que faz a gente acreditar que, mesmo nas sombras, há caminho”.
Ela ressalta a diferença entre esperança realista e otimismo ilusório: “A esperança realista olha para a vida como ela é, mas ainda assim acredita na mudança. É como um jardineiro que sabe que haverá chuva, mas continua plantando. O otimismo ilusório ignora a realidade e se frustra facilmente. A verdadeira esperança anda de mãos dadas com ação e consciência”.
Cuidar do ser: o solo onde qualquer conquista floresce
O primeiro passo, segundo Daniele, é se ouvir e acolher o que sente. “Sente-se à beira de um rio e observe a correnteza da sua vida. Só assim entendemos para onde queremos ir. Cuidar do ser é o solo onde qualquer conquista floresce naturalmente”, conclui.
Galeria de mídia desta notícia
Pele 40+: um guia de acertos para uma rotina mais inteligente e madura
QUANDO A PELE FALA
Tendência de óculos para 2026 chegam com o brilho do verão
ONDE O CUIDADO COM A SAÚDE GANHA UM NOVO SIGNIFICADO
Espaço Alma surge com a proposta de fazer da beleza uma expressão de bem-estar
Cirurgia plástica exige preparo e avaliação individual antes do bisturi, alertam especialistas
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.