Publicado em 13/09/2024 às 13h41 Indaiatuba Cidades
Segundo pesquisa mais de 13 milhões de motociclistas estão em situação irregular no país
Foto: iStock
De acordo com dados recentes divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais da metade dos proprietários de motocicletas no Brasil não possuem habilitação para conduzir o veículo. A informação foi revelada pela Agência Brasil e aponta para um cenário preocupante no trânsito, com consequências graves para a segurança viária. Estima-se que cerca de 13,5 milhões de motociclistas estejam em situação irregular no país.
Os homens representam 80% dos proprietários de motocicletas, com a maioria dos proprietários na faixa etária de 40 a 49 anos, seguida por aqueles de 50 a 59 anos. Entre os que possuem habilitação, a maioria está na faixa etária de 30 a 39 anos.
Esse cenário é especialmente alarmante quando consideramos o aumento no número de acidentes envolvendo motocicletas, que representam uma parcela significativa das mortes no trânsito. Além disso, a falta de qualificação e treinamento adequado para conduzir esses veículos agrava a situação, colocando em risco tanto os condutores quanto pedestres e outros motoristas.
Campanhas
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e outras entidades responsáveis têm reforçado campanhas de conscientização e fiscalização, buscando reverter essa realidade. A obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motociclistas visa garantir que os condutores tenham o conhecimento necessário das normas de trânsito e a capacidade técnica para conduzir com segurança.
A solução para esse problema, segundo especialistas, passa não apenas pelo aumento da fiscalização, mas também pela facilitação do acesso à obtenção da habilitação. Muitos motociclistas enfrentam dificuldades financeiras para arcar com os custos das aulas e exames, o que acaba contribuindo para o grande número de condutores irregulares. Algumas propostas, como subsídios ou parcerias com autoescolas, estão sendo debatidas para tentar resolver essa questão. A segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva, e a regularização dos motociclistas é um passo essencial para reduzir o número de acidentes e vítimas no país.
A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou, em agosto, 163.960 unidades fabricadas, sendo o melhor desempenho para o mês desde 2012, e uma quantidade 11,4% maior que a anotada em julho. No ano, a produção atinge 1.179.161 motocicletas, 12,1% acima do registrado em igual período de 2023.
A produção de bicicletas, também no polo industrial, totalizou 33.452 unidades em agosto, 17% acima da produção de julho.
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, 245.421 bicicletas saíram das linhas de montagem, embora esse número tenha sido 29,2% menor na comparação com igual período de 2023. As informações são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Em nota, a Abraciclo informa que o mercado para aquisição de motocicletas continua aquecido, principalmente modelos de baixa cilindrada que são mais econômicos. Os preços são mais acessíveis tanto para a pessoa que compra sua primeira moto quanto para quem está trocando de modelo.
Em agosto, os emplacamentos somaram 163.929 unidades, 4,5% a mais do que em julho e 14,8% na comparação com agosto de 2023. Esse foi o melhor resultado para o mês nos últimos 13 anos. A média diária de vendas foi de 7.451 unidades, com destaque para as motocicletas de baixa cilindrada que detém 78,9% de participação no mercado.
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