Publicado em 28/05/2025 às 11h50 atualizado em 28/05/2025 às 11h57 - Indaiatuba Cidades
DEMUTRAN, em parceria com o Detran–SP, realiza blitz educativas nas vias públicas mirando especialmente os pedestres e motociclistas, os mais vulneráveis no trânsito
Foto: Divulgação
Por Bianca Bernardes* e Marcelo Chiconato
Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Maio Amarelo é um movimento internacional que preza pela conscientização no trânsito. Durante o mês, é comum observarmos municípios desenvolvendo ações educativas com pedestres e motoristas.
O cenário em Indaiatuba, entretanto, parece seguir na contramão: entre janeiro e dezembro de 2024, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) registrou uma variação de 192% em infrações relacionadas ao limite de velocidade e respeito à sinalização semafórica, saltando de um total de 1.796 autuações para 5.261. (Confira o gráfico 1 no carrossel abaixo).
O ato de avançar no sinal vermelho representou a infração mais comum na cidade. Com um total de 19.489 em 2024, a variação apresentada foi maior que o triplo na comparação entre janeiro e dezembro, saindo de 996 para 3.389. (Confira o gráfico 2 no carrossel abaixo)
O Demutran afirmou, em nota enviada para esta reportagem, que o número de agentes de trânsito e a quantidade de equipamentos para verificação de velocidade, como radares e câmeras, se manteve estável nos últimos anos. Contudo, o departamento apontou o fator humano como preponderante para o aumento de infrações, atrelando à pressa cotidiana, à falta de atenção e à imprudência dos condutores. A Prefeitura de Indaiatuba também destacou que as novas lombadas eletrônicas não estão autuando, funcionando apenas em caráter educativo.
Em 2024, no total, foram arrecadados R$ 7.545.448,94 em multas, uma média de quase R$630.000 mensais. De acordo com o Demutran, todo o valor integra o FUNTRAN (Fundo Municipal de Trânsito), que é gerido pelo departamento e destinado para três áreas: engenharia, que diz respeito à obras viárias e implantação de sinalizações, fiscalização e educação para o trânsito.
TABELA: Arrecadação mensal por multas de trânsito | Dados: Prefeitura de Indaiatuba
MÊS/2024 |
VALOR ARRECADADO |
JAN |
410.012,61 |
FEV |
314.663,70 |
MAR |
409.242,24 |
ABR |
528.993,16 |
MAIO |
489.558,91 |
JUN |
488.494,22 |
JUL |
522.724,61 |
AGO |
753.200,47 |
SET |
750.054,53 |
OUT |
704.167,63 |
NOV |
917.658,22 |
DEZ |
1.256.678,64 |
Em 2025, ainda que elevados, o número de multas de trânsito esboça uma tendência de queda. Apesar de atingir o ápice em janeiro, com 5.456 autuações, houve uma redução nos dois meses posteriores. Entretanto, o número total no primeiro trimestre representa um aumento de aproximadamente 193% em relação ao mesmo período de 2024. (Confira o gráfico 3 no carrossel abaixo)
Este ano, o tema do Maio Amarelo em Indaiatuba é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Tendo em vista o aumento nas autuações, o Demutran preparou ações voltadas a educação de condutores e pedestres. A começar por palestras em empresas e escolas, que visam atingir crianças, adolescentes e adultos. Também são realizadas ‘blitzs educativas’, mirando pedestres e motociclistas, vistos como os mais vulneráveis. Vídeos de conscientização foram produzidos e divulgados nas redes sociais da Prefeitura. O órgão explicou que este é um trabalho desenvolvido durante todo o ano, mas intensificado no mês de maio.
A advogada de trânsito, Sandra Suarez, destaca que ações educativas, como as promovidas pelo Demutran, são essenciais para reverter esse cenário. “Infelizmente, ainda vemos muitos problemas: gente no celular ao volante, avanço de sinal, direção após beber. A consciência está aumentando, sim, mas precisamos ir além. A formação nas autoescolas cumpre seu papel, mas ainda é focada na aprovação na prova e pouco na formação de condutores cidadãos. E como podemos melhorar? Com aulas mais práticas e realistas, campanhas educativas impactantes, atualização periódica obrigatória dos condutores e a educação desde a infância”.
“Multa não é só punição, é um lembrete de que o trânsito é responsabilidade de todos. Se for justa, serve como lição. Se for injusta, recorra. E acima de tudo: conduza com consciência”, finalizou a advogada.
Depois de 18 meses, o serviço de estacionamento rotativo voltou a operar na cidade de Indaiatuba. Suspenso no dia 8 de agosto de 2023, após o fim do contrato com a TecPark Comércio e Serviços, a Prefeitura fechou a concessão para a Rizzo Parking apenas em dezembro de 2024.
Rebatizado como “Roda Indaiatuba”, a zona azul abrange um total de 1.311 vagas, sendo 65 exclusivas para idosos e 26 para PCDs. Entre dezembro/24 e janeiro/25, o estacionamento rotativo funcionou em caráter educativo, começando a fiscalização e autuação em fevereiro.
Nos primeiro três meses, o Roda Indaiatuba identificou 1.195 infrações: 210 em fevereiro, 330 em março e 655 em abril. A tendência de aumento sob a nova concessão contrasta com as quedas registradas mês a mês no final do contrato com a TecPark. (Confira o gráfico 4 no carrossel abaixo)
Em entrevista à essa reportagem, Thiago Balbino, diretor de operações da Rizzo Parking, justificou o aumento no número de multas à introdução de uma fiscalização mais eficiente. Atualmente, a empresa utiliza carros equipados com câmeras e pessoas para realizar o trabalho nas ruas.
Thiago também apontou para um questionamento da população em relação à qualidade do serviço. “As pessoas, as vezes, pagam para ver. A gente vem de um sistema em que a fiscalização não era digital, ainda que a comercialização fosse digital. Hoje temos recursos com inteligência artificial, câmeras que fazem a leitura das placas. Então, acaba ficando mais eficiente a fiscalização. Em linhas gerais, então, eu acho que o pessoal não deveria acreditar na impunidade, porque realmente é eficiente o serviço”, afirmou.
Sobre as autuações, o diretor acredita que os números devem diminuir com o tempo. “Eu acho que isso tende a cair. Não zerar, é difícil chegar a zero, mas talvez 20 ou 30 por mês. Nos municípios que têm há um pouco mais de tempo, normalmente é isso que acontece”, comentou. Além de Indaiatuba, a Rizzo também atende mais 13 cidades por todo o Brasil.
A Rizzo também esclareceu que não recebe nenhuma quantia relacionada a multas. A infração é encaminhada ao Demutran, que segue com a cobrança.
A área de abrangência da Roda Indaiatuba, atualmente, segue a mesma em comparação ao período da antiga concessionária. Porém, há planos de expansão para outras áreas da cidade. A Rizzo Parking justificou como um pedido por parte da associação de comerciantes locais.
A venda de tickets de estacionamento é realizada 100% online, pelo site ou aplicativo (disponível na Google Play e App Store). Na região de zona azul, foram disponibilizados QR-Codes que redirecionam para o site ou aplicativo da Rizzo. O valor cobrado é de R$2,50 à hora, podendo permanecer, no máximo, duas horas na mesma vaga, por R$5,00. Caso a infração seja detectada, o condutor tem um prazo de 48 horas para realizar a regularização com a própria empresa mediante o pagamento de R$25,00, antes que seja repassada ao departamento de trânsito.
Para pessoas sem acesso à internet ou aparelho celular, a compra dos tickets pode ser feita em terminais de autoatendimento ou pontos de venda credenciados.
Mais informações em www.rizzoparking.com.br
Com dados da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, disponibilizados no Portal da Transparência.
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