Publicado em 12/11/2012 às 13h54 Brasil Cultura e lazer
O “sertanejo universitário” trouxe o gênero caipira de volta às paradas de sucesso e conquistou uma nova geração de fãs. Os artistas adeptos desse estilo musical movimentam milhões de reais em shows, cachês, vendas de CD, licenciamento de produtos, viajam em jatinhos particulares e possuem milhares de seguidores nas redes sociais. Personalidades como Michel Teló e Paula Fernandes contribuíram para o reconhecimento internacional do sertanejo. O hit “Ai Se eu te Pego”, por exemplo, ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso da Europa por vários meses.
No entanto, sempre surge uma dúvida muito comum em relação a esse estilo: Por que estão chamando o sertanejo de universitário? E como esse gênero se tornou um sucesso estrondoso entre os jovens em tão pouco tempo? Onde tudo isso começou? Para esclarecer essas dúvidas e contar tudo sobre a trajetória desse estilo musical que dominou a música brasileira nos últimos tempos, Edvan Antunes acaba de lançar o livro “De Caipira a Universitário – A História do Sucesso da Música Sertaneja” (Matrix Editora).
A obra aborda os principais fatos que fazem parte da história desse estilo musical, as curiosidades e os personagens que marcaram época, de Tonico e Tinoco a Jorge e Mateus e de Milionário e José Rico a Fernando e Sorocaba. “O sertanejo conquista novos ouvintes diariamente com suas músicas dançantes, românticas e que grudam no ouvido. Mesmo quem diz não gostar desse estilo musical inconscientemente já cantarolou algum refrão que está nas paradas”, garante o autor.
Com uma linguagem direta, a obra faz uma análise completa das razões que levaram a música sertaneja a vencer todos os preconceitos e barreiras para alcançar o topo das paradas do Brasil e do exterior. “A história do sertanejo começou há muitos anos, na época do surgimento da viola. E para encontrarmos a fonte de onde brotou o gênero mais popular da atualidade é preciso fazer uma viagem no tempo”, finaliza.
Sobre o autor:
Edvan Antunes é redator publicitário com passagens por agências do Brasil e do exterior e já recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho. Como autor já lançou os livros As melhores frases de para-choque de caminhão e Como enlouquecer um político (este pela Matrix Editora).
Sobre a Matrix Editora:
Em seu catálogo de autores constam nomes como Millôr Fernandes e Steve Martin, além de best-sellers como “Proibido para Maiores” e “Mothern – Manual da mãe moderna”.
“De Caipira a Universitário – A História do Sucesso da Música Sertaneja”
242 páginas
R$ 39,90
Galeria de mídia desta notícia
Não há fotos e vídeos disponíveis.
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.