Publicado em 29/05/2026 às 08h00 Indaiatuba Cultura e lazer
Jornada da protagonista pondera sobre identidade e pertencimento
Foto: Divulgação
O projeto Leia Mulheres Indaiatuba realiza no próximo sábado, 30 de maio, mais uma edição de seu encontro literário mensal na Biblioteca Municipal Antônio Modanesi. A atividade acontece às 15h e terá como convidada a escritora baiana Renata Belmonte, autora do romance “Piscinas Russas”.
Gratuito e aberto ao público, o evento contará com mediação da publicitária e escritora Thais Steimbach e da jornalista Regina Santi. Após o bate-papo com os participantes, a autora participa de sessão de autógrafos.
Lançado pela editora Tusquets em 2025, “Piscinas Russas” acompanha a trajetória de Malena Matrice, uma multiartista americana dos anos 1980 que, ao descobrir um segredo familiar, mergulha em uma jornada marcada por diferentes narrativas e reflexões sobre memória, identidade, pertencimento e relações humanas. A obra mistura suspense e experimentação literária para discutir temas como autoria e ficção.
Renata Belmonte também é autora do romance “Mundos de uma noite só”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2020 e semifinalista do Prêmio Oceanos em 2021.
INCENTIVO
Criado em 2015, em São Paulo, o Leia Mulheres é um projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres. A iniciativa surgiu inspirada na campanha internacional #readwomen2014, idealizada pela escritora britânica Joanna Walsh, e foi criada no Brasil por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques. O objetivo é ampliar a visibilidade de autoras e promover debates sobre literatura produzida por mulheres.
Ao longo dos anos, o projeto se transformou em uma rede de clubes de leitura presentes em mais de 100 cidades brasileiras e também no exterior, reunindo centenas de mediadoras voluntárias. Os encontros costumam acontecer em bibliotecas, livrarias e centros culturais, sempre com participação gratuita do público. Além dos debates literários, o Leia Mulheres também promove encontros com escritoras, ações de formação de leitores e produção de conteúdo sobre literatura feminina. (prolivro.org.br)
SERVIÇO
Leia Mulheres
Indaiatuba
encontro com Renata Belmonte
Data: 30 de maio (sábado)
Horário: 15h
Local: Biblioteca Municipal Antônio Modanesi
Entrada gratuita
Galeria de mídia desta notícia
Oficinas culturais no Polo Estação de Itaici oferecem atividades gratuitas para todas as idades
Indaiatuba recebe formação em aprendizagem criativa para educadores
Encontro de Corais reúne nove grupos de seis cidades no CIAEI
Iguatemi Campinas recebe Cortella e Clóvis de Barros Filho para bate-papo e lançamento de livro
Temporada de festas juninas começa com programação intensa
Palhaço Tubinho traz circo-teatro com dramas e comédias
9ª Semana Cultural Ettore Liberalesso aposta na arte para motivar o pensamento crítico
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.