Publicado em 29/05/2026 às 08h00 Indaiatuba Cultura e lazer
Jornada da protagonista pondera sobre identidade e pertencimento
Foto: Divulgação
O projeto Leia Mulheres Indaiatuba realiza no próximo sábado, 30 de maio, mais uma edição de seu encontro literário mensal na Biblioteca Municipal Antônio Modanesi. A atividade acontece às 15h e terá como convidada a escritora baiana Renata Belmonte, autora do romance “Piscinas Russas”.
Gratuito e aberto ao público, o evento contará com mediação da publicitária e escritora Thais Steimbach e da jornalista Regina Santi. Após o bate-papo com os participantes, a autora participa de sessão de autógrafos.
Lançado pela editora Tusquets em 2025, “Piscinas Russas” acompanha a trajetória de Malena Matrice, uma multiartista americana dos anos 1980 que, ao descobrir um segredo familiar, mergulha em uma jornada marcada por diferentes narrativas e reflexões sobre memória, identidade, pertencimento e relações humanas. A obra mistura suspense e experimentação literária para discutir temas como autoria e ficção.
Renata Belmonte também é autora do romance “Mundos de uma noite só”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2020 e semifinalista do Prêmio Oceanos em 2021.
INCENTIVO
Criado em 2015, em São Paulo, o Leia Mulheres é um projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres. A iniciativa surgiu inspirada na campanha internacional #readwomen2014, idealizada pela escritora britânica Joanna Walsh, e foi criada no Brasil por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques. O objetivo é ampliar a visibilidade de autoras e promover debates sobre literatura produzida por mulheres.
Ao longo dos anos, o projeto se transformou em uma rede de clubes de leitura presentes em mais de 100 cidades brasileiras e também no exterior, reunindo centenas de mediadoras voluntárias. Os encontros costumam acontecer em bibliotecas, livrarias e centros culturais, sempre com participação gratuita do público. Além dos debates literários, o Leia Mulheres também promove encontros com escritoras, ações de formação de leitores e produção de conteúdo sobre literatura feminina. (prolivro.org.br)
SERVIÇO
Leia Mulheres
Indaiatuba
encontro com Renata Belmonte
Data: 30 de maio (sábado)
Horário: 15h
Local: Biblioteca Municipal Antônio Modanesi
Entrada gratuita
Galeria de mídia desta notícia
FAICI 2026 já possui a sua corte formada
Passeio guiado liga história da Singer ao terror no cinema
Exposição gratuita aborda corpo, memória e resistência até 25 de outubro
Mês da Criança: a partir do dia 12, Polo Shopping tem programaçãoespecial
Cantor de Indaiatuba lança "Só de pensar, chorei", versão de hit dos Backstreet Boys
CineSolarzinho traz exibições na sexta-feira, dia 16
Sombras Musicais une orquestra e teatro no Dia das Crianças
21º Festival de Dança 2026 apresenta "Aloha" nos dias 21 e 22 de outubro
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.