Publicado em 22/06/2026 às 12h35 Itu Saúde
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Itu realizará nos dias 20 e 27 de junho uma ação voltada à aplicação do Implanon, método contraceptivo de longa duração disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta primeira etapa, cerca de 140 mulheres serão atendidas após terem concluído todas as fases de avaliação previstas nos protocolos assistenciais e recebido indicação para utilização do método.
As pacientes contempladas já estão sendo contatadas pela equipe técnica da Secretaria para confirmação dos horários e agendamento dos procedimentos. A iniciativa integra as ações de fortalecimento da Saúde da Mulher e do planejamento reprodutivo no município.
A implantação do serviço é resultado de um processo que envolveu capacitação dos profissionais da rede, qualificação dos fluxos assistenciais e adequação das unidades de Saúde para atender às diretrizes do Protocolo Estadual de acesso ao Implanon.
A participação de Itu ocorreu em alinhamento com as orientações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em articulação com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP). O secretário municipal de Saúde, Tiago Texera, também integra a diretoria do conselho, que atua na construção e fortalecimento das políticas públicas de Saúde no âmbito do SUS.
Segundo Texera, a ação representa mais um avanço na consolidação das políticas públicas voltadas às mulheres no município. “A iniciativa marca mais um passo na consolidação das políticas públicas voltadas à Saúde da mulher em Itu, aproximando o que é construído no planejamento e nas capacitações daquilo que realmente faz diferença no dia a dia das pessoas: acesso oportuno, cuidado qualificado e atendimento humanizado”, destacou.
O Implanon é um contraceptivo de longa duração cuja indicação depende de avaliação individualizada, acolhimento, orientações e cumprimento de todas as etapas previstas na linha de cuidado estabelecida pela rede municipal de Saúde.
Galeria de mídia desta notícia
Doação de sangue: um aliado essencial no tratamento do câncer
Prefeitura de Indaiatuba inaugura nova UBS Integrada no Jardim Pedroso e amplia atendimento em saúde
Especialista destaca a importância do taping no pós-operatório e pós-parto para uma recuperação mais segu
Da pesquisa à prática clínica: o caminho do tratamento seguro
10ª Conferência Municipal de Saúde convida população a discutir e elaborar propostas para a saúde púplica
Saúde mental deixa de ser recomendação e passa a ser obrigação das empresas
Dor neuropática em pacientes oncológicos desafia médicos do país
Campanha de vacinação contra gripe e febre amarela segue no Pirapitingui
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.