Publicado em 03/07/2026 às 13h48 Indaiatuba Cultura e lazer
Teatro tem enredo que mescla fantasia e conscientização ambiental
Foto: Divulgação
Por: Ana Paula Kuntz
O começo das férias escolares promete diversão para crianças e famílias em Indaiatuba. Já no primeiro fim de semana de julho, a cidade oferece opções gratuitas que unem cultura, lazer, música e educação ambiental. Entre os destaques estão a programação especial do Museu da Água, a apresentação da Orquestra Popular do GURI e o anúncio da nova edição do projeto esportivo Férias Eu Escolho Você, que será realizado ao longo do mês.
No sábado (4), a programação cultural começa às 11h com a apresentação gratuita da Orquestra Popular do GURI de Indaiatuba, na Praça Dom Pedro II, em frente ao Centro Cultural Wanderley Peres. O concerto marca o encerramento das atividades do primeiro semestre do grupo, formado por cerca de 15 alunos que executam um repertório variado com instrumentos como violão, flauta transversal, saxofone, trompete, percussão e contrabaixo.
Sob regência da maestra Carol Panesi, o espetáculo terá como destaque obras do compositor Hermeto Pascoal e celebra a evolução musical dos jovens participantes do Projeto GURI.
No domingo (5), o Museu da Água recebe a primeira apresentação da peça infantil Os Guardiões das Águas. O espetáculo começa às 10h e abre uma série de quatro sessões previstas para julho, com uma história que mistura fantasia e conscientização ambiental. A narrativa acompanha a princesa Sahira, vinda do fundo do mar, que embarca em uma aventura ao lado do irreverente Karamujo Sabidão e de um simpático peixinho das águas doces para mostrar, de forma lúdica, a importância da preservação dos recursos hídricos.
As apresentações são gratuitas e acontecem no auditório do museu, com capacidade para 90 pessoas por sessão. As senhas devem ser retiradas no próprio local, no dia do espetáculo. Além do teatro, o espaço preparou novidades para o período de férias, como um painel interativo que compara o consumo de água em hábitos cotidianos, incentivando práticas mais sustentáveis. O museu também mantém abertas à visitação a trilha ecológica, o acervo histórico e os painéis educativos.
Também já está confirmada a segunda edição do projeto Férias Eu Escolho Você, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes. Embora as atividades comecem apenas em 13 de julho, já vale se programar para aproveitar essa iniciativa que é uma das principais opções de lazer para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos durante o recesso escolar.
Neste ano, além do Centro Esportivo do Trabalhador e do Complexo Esportivo Antônio Trinca, no Campo Bonito, o projeto passa a atender também o Centro Esportivo Rei Pelé, no Jardim Morada do Sol. As atividades incluem esportes, recreação e oficinas temáticas, distribuídas em dois períodos, de segunda a sexta-feira. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia ou vínculo com o projeto Esporte Cidadão.
Galeria de mídia desta notícia
FAICI 2026 já possui a sua corte formada
Cidade da Criança tem programação especial durante férias escolares
Indaiatubana tem vaga em concurso de beleza internacional
Exposição do Cavalo Árabe coloca cidade em destaque na equinocultura
Polo Shopping Indaiatuba reúne atrações para toda a família durante as férias de julho
Oficinas culturais no Polo Estação de Itaici oferecem atividades gratuitas para todas as idades
ACAFI encerra IV Imersão de Férias com concerto gratuito no dia 18 de julho no Piano
Festival de Rock já tem inscrições abertas para edição 2026
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.