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Gastos com turismo devem movimentar R$ 2,3 bilhões na RMC ao longo de 2024

Esse é o valor do Potencial de Consumo calculado pelo IPC Maps, com alta de 8,2% sobre 2023

 Publicado em  13/06/2024 às 14h25  Indaiatuba  Economia


Comandatuba, na Bahia, lidera procura por destinos para o segundo semestre na RMC

Comandatuba, na Bahia, lidera procura por destinos para o segundo semestre na RMC
Foto: Divulgação

Moradores das 20 cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC) devem gastar R$ 2.342.074.826 em 2024 com passeios e turismo. É o que aponta a pesquisa Potencial de Consumo, realizada pelo IPC Maps (Índice de Potencial de Consumo). Os gastos estimados representam um aumento de 8,2% sobre o volume do ano passado.

O aumento do poder de compra dos trabalhadores e a maior disposição para lazer com viagens são alguns dos motivos apontados por empresas para justificar esse aumento. O Produto Interno Bruto (PIB) da RMC é de R$ 266.807.891,88, com um PIB per capita de R$ 79.817,91.

 Segundo a pesquisa divulgada pelo IPC Maps, o aumento dos gastos está disseminado nas quatro classes sociais. O consumo potencial previsto para a classe A é de R$ 565.589.347 (alta de 8,5%); na classe B, R$ 1.243.471.825 (+8,2%); na classe C, R$ 500.494.560 (+8,1%); enquanto a classe D deve direcionar R$ 32.519.093 milhões (crescimento de 8,5).

O aumento das viagens também impulsionou a abertura de novos negócios no setor. Hoje, a RMC conta com 32.577 unidades em atividade, com 1.778 novos CNPJ em funcionamento, uma alta de 5,8%.

Para Eduardo Porto, sócio em agências da Azul Viagens na região de Campinas, os dados do potencial de consumo no setor de viagens atendem as projeções e expectativas de negócios. “Quando decidimos abrir unidades em Valinhos, Mogi Guaçu e Limeira, já percebemos um mercado em alta, até mesmo pela experiência que temos no setor hoteleiro, com a retomada das viagens nos pós pandemia”, diz. “Estamos em uma região com alto poder aquisitivo e de PIB per capita, em todas as classes sociais, fator que ajuda muito nessa expectativa de crescimento de 8,2% para este ano”, acrescenta.

 

Destinos 

Praias paradisíacas como Ilha de Comandatuba (BA), Porto de Galinhas (PE) e Maceió (AL), além dos parques temáticos de Orlando, nos Estados Unidos, e os mais variados cruzeiros, são alguns destinos de viagens de lazer mais procurados para o segundo semestre e férias de 2025 pelos moradores da região de Campinas.

O levantamento foi realizado nas franquias da Azul Viagens das cidades de Valinhos, Indaiatuba, Mogi Guaçu e Limeira.

Ao contrário de outros segmentos, a programação das viagens de turismo começa com até seis meses de antecedência, além de envolver a programação antecipada de gastos e organização. Esses fatores explicam o início das pesquisas de preços e reservas antecipadas em agências especializadas ainda no primeiro semestre.

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