Publicado em 11/03/2019 às 11h22 Sorocaba Cidades
Os estudantes da Escola Municipal “Prof. Luiz Almeida Marins” criaram, ao longo do segundo semestre do ano passado, um livro de memórias intitulado “Caminhos do Júlio de Mesquita” repleto de textos, crônicas e poesias sobre o bairro. A escola, que fica localizada no Júlio de Mesquita Filho, na zona oeste da cidade, contou com a contribuição de toda comunidade escolar e alunos do 1º ao 5º ano.
Neste período, o bairro completou 25 anos de existência e a escola criou um plano de ação de acordo o Projeto Político Pedagógico da unidade para homenagear o local. A equipe escolar desenvolveu o projeto ‘Caminhos do Júlio de Mesquita’ com o intuito de estreitar os laços entre escola e comunidade e proporcionar aos alunos atividades a fim de ampliar o conhecimento através da memória social. A equipe pedagógica organizou as pesquisas em eixos para contemplar todos os espaços, atividades financeiras, recreativas e sociais do entorno.
A diretora da unidade, Vanessa Baccelli Michelacci de Almeida, explica que com o repasse do FAED foi possível entregar um exemplar para cada aluno e professor da unidade escolar. “O brilho do olhar de cada criança ao receber o livro transmitiu o sentimento de pertencimento, afinal foi um livro produzido por mil e seiscentas mãos. Os pais e comunidade em geral foram surpreendidos pela entrega de um exemplar e elogiaram o projeto anual comentando a reação dos alunos”, conta.
De acordo com Vanessa, o trabalho com incentivo à leitura é uma tradição da escola. “Há 15 anos nossa escola privilegia uma área do conhecimento ou um tema especifico para organizar seu projeto anual. Em 2017, a unidade reorganizou a sala de leitura da escola com verbas da APM, criando um ambiente bonito e aconchegante”, disse. “Além disso, a ‘formação de leitores’ é um projeto da nossa comunidade escolar que vem cotidianamente desenvolvendo ações que permitem a divulgação dos livros da sala de leitura produzidas pelos próprios alunos”, completa.
Vanessa salienta a importância do incentivo à leitura às crianças da unidade. “Por meio dessas atividades, coadunam-se espaços e situações de aprendizagem que trabalham com as diferentes linguagens, recepção e acolhimento dos alunos, ao ato de leitura, a disposição acessível do acervo literário, a regularidade, bem como aos propósitos diante das múltiplas possibilidades da leitura e ao incentivo à formação de leitores proficientes a tomada de consciência dessa prática como um hábito humanizador”, destaca a diretora.
A organização desse novo espaço destinado a sala de leitura e a participação no projeto ‘Sala de Leitura – Novos Olhares’ propiciou o desenvolvimento de várias atividades ligadas a leitura e produção textual entre os alunos. “O desejo de produzir um livro coletivo para o encerramento do projeto anual surgiu junto a equipe pedagógica. Em 2017, através do Projeto ‘Pequenos Leitores, Grandes Escritores’ estudamos cinco grandes autores nacionais: Monteiro Lobato, Vinicius de Moraes, Ziraldo, Cecilia Meireles e Ana Maria Machado”, explica a diretora. “Nosso projeto teve vários desdobramentos estudo de gêneros literários, exposição do trabalho das crianças e construção coletiva de um livro de autoria ou reescrita por turma. Esses livros revisados, formatados e encadernados passaram para o acervo da nossa sala de leitura”, completa.
O secretário da Educação, André J. Gomes, parabeniza a unidade pela iniciativa. “É uma ação muito interessante e exemplar. Eu achei um trabalho muito bem feito, comprometido e sobretudo amoroso. Parabéns aos professores e alunos, que esta iniciativa vire uma referência e seja replicada por todas as unidades da rede”, conclui.
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