Publicado em 02/09/2024 às 14h56 Estado de São Paulo Cidades
Foto: Divulgação
O estado de São Paulo registrou queda de 12,3% no número de roubos em geral no mês de julho em comparação com o mesmo mês do ano passado. Roubos a banco, de carga e de veículos também tiveram baixa.
A ação integrada entre as polícias no combate a esses crimes permitiu que o número de roubos em geral, que inclui os de banco e carga, fosse o menor no mês em 24 anos, quando teve início a série histórica.
Em julho, houve 16.061 casos de roubos em geral no estado, contra 18.312 registros no mesmo mês de 2023. No acumulado, houve 117.191 casos, o que representa mais de 17,6 mil roubos a menos no comparativo do ano anterior (-13,1%), de acordo com os dados divulgados pela pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta sexta-feira (30).
Os números seguem uma tendência de queda para o crime no estado, que fechou o semestre com o menor índice da história.
Roubos de veículos
Os roubos de veículos também caíram pelo sétimo mês seguido no ano no Estado de São Paulo. Em julho, a redução foi de 9,1%, de 2.837 para 2.578. Em sete meses, foram 17.644 boletins, redução de 17,6% no mesmo acumulado do ano passado.
Contabilizando apenas os roubos de carga, a queda foi de 21,5% no estado no mês anterior, de 456 para 358. No acumulado do ano, foram 2.770 delitos: 744 registros a menos na comparação a igual período de 2023 (-21,2%). Em ambas as comparações, o número deste ano é o menor registrado para o crime desde 2004. Não houve casos de roubos a banco em julho.
Número de furtos estáveis
Os furtos em geral e o de veículos oscilaram 0,6% e 0,1%, respectivamente, na análise mensal. Os casos em geral passaram de 46.379 para 46.640; os de veículos caíram de 7.882 para 7.873.
No acumulado do ano, mais de 12,2 mil furtos em geral foram evitados até julho, com 321.084 casos — queda de 3,7%. Os de veículos reduziram 3,1%, com 53.344 registros em sete meses.
Homicídios têm menor marca da história
O número de homicídios dolosos — quando há intenção de matar — registrado nos sete primeiros meses do ano foi o menor da história no estado de São Paulo. Foram 1.429 casos no período, redução de 4% no comparativo com o ano anterior. O mês de julho fechou com 195 mortes intencionais no estado.
No mês, a Polícia Civil registrou 18 latrocínios — roubos seguidos de morte. Os casos de estupros tiveram alta de 10,1% em julho, de 1.061 para 1.168. O número de feminicídios foi o mesmo do que no ano anterior — com 12 mortes investigadas pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Mais de 16 mil prisões em julho
O trabalho policial desempenhado no mês de julho resultou no aumento de prisões, armas apreendidas e veículos recuperados em todo o território paulista.
O número de infratores presos e apreendidos, sejam em flagrante ou por mandado, subiu 5,3% na análise mensal — de 15.314 para 16.120.
Também foram retiradas de circulação mil armas de fogo ilegais, 13,8% a mais no comparativo. Dentre essas, 20 eram fuzis.
A quantidade de veículos recuperados aumentou 28,5% em julho, com 4.632 recolhimentos.
Já os entorpecentes apreendidos chegaram a 27,4 toneladas no mês de julho em todo o território paulista. Em sete meses, são 112 toneladas de drogas retiradas de circulação pelas forças de segurança.
Galeria de mídia desta notícia
Prefeitura prorroga prazo de adesão no Refis-2025 para 30 de janeiro de 2026
Em campanha contra bullying, Hospital Sobrapar mobiliza escolas de Campinas e influenciadores
Cresans abre inscrições para contratação de professor para oficina de culinária
Prefeitura divulga plantão de serviços para ponto facultativo do Dia do Servidor Público
Prefeitura contrata estudo de tráfego de veículos para orientar ações de mobilidade urbana
Demutran alerta para intervenção no cruzamento da Ademar de Barros e Bernardino de Campos
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.