Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Espiral do Conhecimento: um material completo e inovador elaborado pela Amado Maker

Editora fez live com Marcelo Tas pelo Youtube para falar sobre material didático e cultura maker

 Publicado em  24/11/2023 às 07h00  Indaiatuba  Educação


 Marcelo Tas e Marcelo Amado, CEO da Amado Maker em talk show sobre o material didático da editora

Marcelo Tas e Marcelo Amado, CEO da Amado Maker em talk show sobre o material didático da editora
Foto: Divulgação

Flavia Girardi

 

Os materiais didáticos da Amado Maker Editora são desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa, Inovação e Criação, o NuPIC, e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados, com diversidade de habilidades e perspectivas, garantindo o desenvolvimento de todo o material. Segundo a diretora administrativa da Amado Maker, Marina Amado, a proposta do material didático surgiu justamente com o intuito de auxiliar educadores e alunos para aplicação de experiências significativas em sala de aula e sala maker, possibilitando a democratização da tecnologia e educação maker para as escolas do Brasil. Atualmente, a editora conta com 4 coleções que são um guia facilitador oferecendo práticas educacionais integradas com o currículo escolar. 

A “teoria da espiral de aprendizagem” muitas vezes é associada ao psicólogo cognitivo Jerome Bruner e seu conceito de “espiral de aprendizagem” ou “espiral curricular”. Essa teoria é uma abordagem educacional que enfatiza a importância de estruturas curriculares que permitem que os alunos construam o conhecimento de maneira progressiva e cada vez mais complexa. 

 

Coleção Espiral 

A coleção Espiral é um material educacional de âmbito complementar e foi desenvolvido através de uma espiral progressiva de conhecimento, teoria proposta por Jerome Seymor Bruner, contemplando as competências propostas pela BNCC. A coleção tem como objetivo oportunizar aos alunos as habilidades e competências para a resolução de problemas reais do século XXI. As experiências que englobam esse material podem ser realizadas nos ambientes de prototipagem de fabricação digital e de forma interdisciplinar, gradualmente ampliando a complexidade e desafios a cada ciclo, com o intuito de formar pessoas mais preparadas para solucionar os desafios reais da sociedade para as profissões do futuro. “O conteúdo Espiral tem a abordagem de metodologia ativa de ensino, no qual o aluno aprende experimentando, é uma forma dinâmica e criativa de aprender. Ele está dividido em três fases: Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, dessa forma, preparamos o aluno para os desafios de um mundo moderno”, enfatiza Marcelo, CEO da Amado Maker Editora. 

 

Coleção Espiral Trilhas de Aprendizagem 

As Trilhas de Aprendizagem são um conjunto de experiências educacionais e maker que combinam diversas áreas do conhecimento com as tecnologias de fabricação digital. Fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as experiências das Trilhas proporcionam uma aprendizagem através do “fazer” retomando a condição natural da experimentação, da curiosidade e da criatividade, permitindo àqueles que a praticam, envolver-se em projetos aos quais possam criar coisas espontaneamente, indo além de apenas interagirem com as tecnologias. Contudo, nas experiências propostas, a curiosidade é epistemológica, uma “inquietação indagadora”, acompanhada de uma rigorosidade metódica a qual, só é possível, quando interligada ao conteúdo curricular. A coleção atende a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

 

Coleção Espiral Maker Desplugado 

A caixa Espiral Maker Desplugado surgiu como uma solução para as escolas que não possuem espaço para implantar uma sala maker com equipamentos para a fabricação digital. É um material exclusivo de apoio no qual o professor é capaz de ensinar conceitos de mecânica, elétrica e eletrônica em um só lugar, de uma forma gradativa, dinâmica e divertida. O objetivo é desenvolver competências exercitando novas possibilidades de aprendizagem com experiências lúdicas que estimulem a criatividade, as relações sociais, autonomia, explorando emoções e habilidades considerando o interesse e o desenvolvimento integral das crianças e seus direitos. Todas as atividades são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possibilitam que o educador acrescente, modifique, crie ou possa construir e agregar outras formas ou regras para conduzir cada prática, tornando-as personalizáveis conforme os objetivos trabalhados. 

 

Coleção Espiral DigitalMente: Cidades Inteligentes 

A coleção Espiral DigitalMente: Cidades Inteligentes foi desenvolvida para aguçar a curiosidade do aluno através do pensamento computacional, focando nas automações e inovações que estão presentes no dia a dia. Cada módulo leva a pesquisa de maneira intuitiva, cognitiva e prática, e tem o objetivo de impulsionar a tecnologia digital incentivando o pensamento científico e o desenvolvimento de novas soluções, produtos e inovações em todas as áreas. O Professor Doutor José Armando Valente, especialista em Pensamento Computacional e Educação orienta que ao oportunizar esse conceito nas escolas, como uma habilidade cognitiva fundamental, pode ajudar na abordagem de problemas de maneira estruturada e eficaz.

Galeria de mídia desta notícia

  •  Marcelo Tas e Marcelo Amado, CEO da Amado Maker em talk show sobre o material didático da editora

    Marcelo Tas e Marcelo Amado, CEO da Amado Maker em talk show sobre o material didático da editora
    Foto: Divulgação

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM